Prefeito de Cuité, PB, denuncia blitz da PRF durante 2º turno das eleições - Jornal Diário do Curimataú
Prefeito de Cuité, PB, denuncia blitz da PRF durante 2º turno das eleições

Prefeito de Cuité, PB, denuncia blitz da PRF durante 2º turno das eleições

COMPARTILHE

 


G1 -

Segundo o prefeito, a blitz estava inibindo os eleitores que precisavam passar pela fiscalização para votar. Ministro Alexandre de Moraes pediu esclarecimentos à PRF.

O prefeito do município de Cuité, na Paraíba, denunciou a existência de uma ‘blitz’ da Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo (30), 2º turno das Eleições 2022. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou explicações à PRF sobre operações que afetem o transporte público de eleitores, neste domingo (30). veja: 

Uma decisão do ministro Alexandre de Moraes expedida na noite do sábado (29) proíbe ações da PRF que afetem o transporte público de eleitores. A decisão atende ao pedido de um deputado do PT, partido do candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o prefeito de Cuité, Charles Camaraense, a blitz teve início por volta das 8h e chegou ao fim às 10h30 deste domingo (30). Os agentes disseram que estavam parando somente os motoqueiros que estavam sem capacete.

No entanto, ainda de acordo com o prefeito, a presença dos agentes da PRF poderia impedir a passagem de eleitores que saíam da zona rural do município em direção aos locais de votação.

O chefe do Cartório Eleitoral de Cuité, George Januário, confirmou ao g1 que a blitz aconteceu, e informou que os agentes não estavam mais no local indicado pelo prefeito.

“Apesar de não ter chegado qualquer ação judicial sobre o tema, as informações mais recentes que chegaram ao Fórum Eleitoral dão conta de que a blitz não está mais ocorrendo”, disse George Januário.

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) informou que ao tomar conhecimento do fato, o presidente do TRE-PB, Desembargador Leandro dos Santos, se reuniu com os membros da Corte, com a Procuradora Regional Eleitoral e com o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba, para apurar o ocorrido.

Segundo o TRE-PB, o Superintendente da PRF na Paraíba informou que se tratava de operação de rotina para garantir a segurança do tráfego de veículos durante o pleito, sem que, no entanto, houvesse fiscalização quanto ao transporte de eleitores propriamente dito, como determinou o TSE.

O órgão também reiterou que o Tribunal permanece atento para agir "com a máxima eficácia a fim de coibir qualquer ação que vise dificultar e/ou impedir o acesso dos eleitores aos locais de votação".


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.