Soledade fará ‘Censo Rural’ para mapear potenciais agrícolas do município - Jornal Diário do Curimataú
Soledade fará ‘Censo Rural’ para mapear potenciais agrícolas do município

Soledade fará ‘Censo Rural’ para mapear potenciais agrícolas do município

COMPARTILHE

 

Ascocm -

A Prefeitura de Soledade vai realizar um censo voltado para a região rural do município e o trabalho realizado pelos agricultores. O levantamento irá identificar todo o quantitativo de animais, alimentos produzidos, cisternas existentes e espaços ocupados pelos trabalhadores. A medida fará um diagnóstico das potencialidades agrícolas da cidade e identificará quais projetos podem ser elaborados para amenizar os desafios da vida no campo.

Tendo como braços do desenvolvimento o empreendedorismo e gastronomia, parte dos insumos para geração de renda no município de Soledade vem da agricultura. Por isso, a realização do censo ajudará a direcionar os próximos programas, além dos que já estão em andamento na gestão ou em fase de implantação.

Prestes a ser iniciado, o programa ‘Sol e Água’ fará a instalação de placa solar, bomba submersa e reservatório nos poços artesianos para que agricultores possam puxar água do subsolo. As associações de trabalhadores do campo também receberão equipamento pluviométrico para acompanhar os índices de chuva em todas as regiões do município.

O programa ‘Porteira Aberta’ fará a substituição de porteiras por ‘mata-burro’ nas estradas vicinais. O dispositivo é similar a uma ponte e impede a passagem de animais, além de permitir a livre passagem de veículos, que não precisam parar para abrir as porteiras. O levantamento para a instalação já foi feito e em breve serão alojados.

Também voltado para a agricultura do município, o programa ‘Do Campo Pra Mesa’ busca o melhoramento da cadeia produtiva de caprinos, bovinos e avicultura. A Prefeitura oferece assistência técnica, consultorias, e acompanha todo o processo, até o escoamento dos produtos. O projeto é uma parceria com o Sebrae, Empaer, a Estação Experimental Pendência e o Banco do Nordeste.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.