G1 -
Um pequeno vilarejo ao norte de Kiev enfrentou o avanço das tropas russas de uma maneira corajosa. Moradores abandonaram suas casas e abriram as comportas de uma represa que inundou a região.
Imagens de satélites mostram o vilarejo de Demydiv, localizado a 46 km ao norte de Kiev, antes e depois das enchentes provocadas intencionalmente.
O primeiro registro da empresa americana Maxar Technologies, especializada em satélites, mostra que em 28 de fevereiro, quatro dias após a invasão russa, a área de Demydiv ainda estava seca.
Já novas imagens divulgadas pela companhia, de 22 de março, mostram que o vilarejo ficou "ilhado" e estradas e pontes da região acabaram submersas.
Em 19 de março, registros nas redes sociais mostravam diversas imagens deste pequeno vilarejo de cerca de 2.400 habitantes, debaixo d'água.
À época, o vice-prefeito do Oblast de Kiev - como é chamada toda a região da capital ucraniana -, Konstantin Usov, chegou a acusar os russos pelo rompimento da barragem.
"Na região de Kiev, os invasores destruíram uma barragem que protegia os vilarejos de inundar", escreveu Usov em 19 de março em seu canal no Telegram.
Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.