Entenda o significado do Janeiro Branco e veja como cuidar da saúde mental - Jornal Diário do Curimataú
Entenda o significado do Janeiro Branco e veja como cuidar da saúde mental

Entenda o significado do Janeiro Branco e veja como cuidar da saúde mental

COMPARTILHE



Portal Paraíba -

O Janeiro Branco é uma campanha que foi iniciada em 2014 com o objetivo de promover a Saúde Mental em diversos contextos e formas. Segundo a psicóloga da equipe de Promoção da Saúde do Plano de Saúde Unimed João Pessoa, Monique de Fátima, o mês e a cor relacionada não são aleatórios, mas têm significado. “No primeiro mês do ano as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, relações sociais e condições de existência. E a cor branca remete a uma folha em branco, na qual elas podem reescrever suas histórias”, destaca.

A psicóloga explica que é importante estar atento ao bem-estar emocional tanto quanto o físico e aponta que ainda existe muita resistência em buscar serviços de saúde mental. “Isso envolve diversos fatores, mas o destaque é para a cultura de pensar que esses serviços cuidam apenas de problemas mentais graves. Esquecemos que esses espaços também cuidam da saúde mental”, ressalta.

Monique de Fátima lembra que, tanto na saúde física quanto na mental, há o péssimo hábito de apenas se tratar na doença e negligenciar os cuidados. “Essa cultura é tão forte, que muitas pessoas não sabem nem o que fazer para cuidar da sua saúde. Somos seres únicos, não temos apenas a parte física a zelar, tratar da mente é cuidar da vida. Não podemos deixar para perceber isso apenas quando iniciamos o processo de adoecimento, precisamos evitá-lo”, orienta.

Veja dicas do que fazer para cuidar da saúde mental:

Ter momentos de lazer e descanso;

Procurar a psicoterapia;

Realizar exercício físico regularmente;

Expressar suas emoções e pensamentos;

Ter contato com a natureza;

Desenvolver o autoconhecimento;

Ter uma alimentação saudável;

Dormir adequadamente;

Estabelecer relações sociais saudáveis;

Tomar medicações (quando necessário) conforme orientações médicas.



Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.