Chuvas acima da média são esperadas no semiárido da Paraíba nos primeiros meses de 2022, diz Aesa - Jornal Diário do Curimataú
Chuvas acima da média são esperadas no semiárido da Paraíba nos primeiros meses de 2022, diz Aesa

Chuvas acima da média são esperadas no semiárido da Paraíba nos primeiros meses de 2022, diz Aesa

COMPARTILHE

 


Correio -

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) divulgou o prognóstico climático para o primeiro trimestre de 2021 na Paraíba. A previsão é de que as chuvas ocorram dentro da normalidade, ou seja, de janeiro a março os índices pluviométricos devem ficar próximos da média histórica.

Na região do Litoral a média histórica para o próximo trimestre é 354 milímetros. No Brejo, 276 milímetros. Agreste, 198 milímetros. Cariri/Curimataú, 204 milímetros. Sertão, 385 milímetros e Alto Sertão, 480 milímetros. Os meteorologistas consideram como faixa de normalidade da pluviometria uma variação de até 25% (para mais ou menos) nestes valores.

A previsão foi realizada em conjunto por especialistas em meteorologia da Aesa, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os meteorologistas analisaram as condições climáticas durante a reunião virtual “Análise climática para o Nordeste”.
Semiárido

O primeiro mês do ano inicia a pré-estação chuvosa no semiárido paraibano e os meses de fevereiro e março fazem parte do início do período mais chuvoso das regiões Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú. De acordo com o prognóstico climático emitido pelo Aesa, “a configuração das condições oceânico-atmosféricas globais, bem como o resultado de modelos de previsão climática de instituições nacionais e internacionais, indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem dentro da faixa de normalidade”, nestas regiões.

O prognóstico climático completo está disponível no site da Aesa. Na página também estão disponíveis as previsões climáticas diárias para todas regiões paraibanas. Também é possível conferir a situação dos 134 açudes monitorados pelo Governo do Estado e as cidades onde mais choveu este ano na Paraíba.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.