ENEM 2021: confira dicas e macetes para se dar bem na prova - Jornal Diário do Curimataú
ENEM 2021: confira dicas e macetes para se dar bem na prova

ENEM 2021: confira dicas e macetes para se dar bem na prova

COMPARTILHE



Polêmica  PB -

Faltam poucos dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizado nos dias 21 e 28 de novembro deste ano. Nessa reta final, é importante manter o equilíbrio e focar principalmente na resolução de exercícios e simulados da prova, assim, você já conhecerá o modelo das questões no dia do exame.

10 dicas para arrasar na prova

1. Monte um cronograma de estudos

Com tanto conteúdo para estudar, você precisa de uma boa dose de organização para dar conta de tudo.

O cronograma funciona como um jeito eficiente de fazer isso.

Veja quais são os dias da semana e as horas que você tem para estudar. A partir daí, monte seu cronograma, dividindo as matérias e incluindo suas outras tarefas diárias.

2. Conte com métodos de estudo

Pomodoro

A técnica Pomodoro divide o fluxo de trabalho em blocos. Você estuda sem parar por 25 minutos – nesse tempo o foco precisa ser total – e depois faz um intervalo de 5 minutos.

Dessa forma, você se concentra melhor e, ao mesmo tempo, oferece ao seu cérebro o descanso que ele precisa.

Revisões

Tem achado sua memória ruim? Então as revisões podem funcionar como ótimas soluções. Isso porque elas ajudam a fixar o conteúdo.

Depois de estudar uma matéria, faça um resumo dela. A partir dele, fica mais fácil refrescar a memória após alguns dias ou meses.

Teste prático

Parecido com o simulado, o teste prático tem o objetivo de ajudar a tirar todas as dúvidas.

Você mesmo pode criar as perguntas sobre os temas que achou mais difícil durante a leitura. Na hora de responder, consulte seus materiais até chegar na solução certa.

3. Encare os conteúdos difíceis

A vontade de pular os assuntos mais complicados é grande? Em vez de deixar as matérias difíceis de lado, dê uma atenção especial a elas.

Afinal, todas podem ser cobradas no dia da prova. Buscar formas mais descontraídas de estudar para o Enem pode ajudar, como videoaulas e jogos.

4. Faça simulados

Pegue uma prova anterior ou simulados feitos no formato do exame e resolva as questões como se fosse o dia da prova real.

Leve a sério e tente replicar as condições do Enem! Sem interrupções ou consulta a nenhum material.

5. Pratique a redação

Uma das provas mais esperadas pelos candidatos do Enem é a redação. Para ela, além do treino, conhecer o formato cobrado: o aluno deve redigir um texto dissertativo-argumentativo com uma proposta de intervenção a um problema apresentado.

6. Escolha um ambiente tranquilo

Se tem uma coisa que atrapalha a concentração é barulho. Por isso, evite ambientes por onde as pessoas passam, conversam ou assistem televisão, por exemplo.

Dê preferência para os lugares mais silenciosos e livres de distrações.

7. Tente se desconectar

A tecnologia está por todos os lados e, inclusive, ajuda nos estudos. Entretanto, vale a pena dar uma pausa na vida digital se quiser aumentar a produtividade.

Enquanto estiver estudando, fique longe do celular ou desative as notificações.

Assim, você não se distrai a cada nova mensagem recebida.

8. Reserve um tempo para descansar

O descanso também é importante, viu? Você não sobrecarrega o seu cérebro e dá tempo para ele absorver o conhecimento.

Passar horas demais estudando, sem parar, pode não trazer bons resultados.

9. Cuide do corpo e da mente

Além de descansar, não esqueça de cuidar da saúde. Quando o corpo e a mente estão bem, o aprendizado se potencializa e você se sente melhor.

Portanto, faça exercícios, tenha uma alimentação saudável e durma bem. E, claro, não deixe de se divertir no seu tempo livre!

10. Não se cobre demais

Apesar de o Enem ser uma prova importante, tenha cuidado para não se cobrar em excesso. Isso pode prejudicar os estudos e aumentar a ansiedade.

Ainda, não se deixe levar pela cobrança das outras pessoas. Se você sabe que está dando o seu melhor, não tem porquê se preocupar com a opinião dos outros.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.