Correio -
Esta terça-feira (10) começou com chuvas na capital paraibana. As precipitações acontecem desde a madrugada e, no início da manhã, já afetavam o trânsito em alguns pontos da cidade. Na BR-230, próximo ao Viaduto da Pedro II, por exemplo, o tráfego de veículos ficou intenso e lento. Condutores devem redobrar a atenção, reduzir a velocidade e acender os faróis para evitar acidentes.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já tinha alertado para a possibilidade de chuvas intensas em João Pessoa e mais 35 cidades. Conforme o aviso, as precipitações devem ser acompanhadas por ventos fortes, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e incidência de raios.
De acordo com o Climatempo, as chuvas na Paraíba têm como origem “a umidade constante que vem do mar, a uma área de baixa pressão atmosférica nos médios níveis da atmosfera, além de um cavado em superfície”. Essa mesma condição meteorológica tem provocado chuvas intensas na Grande Recife, em Pernambuco, na Bahia e em Alagoas. São esperadas formações de pontos de alagamentos nas cidades atingidas pelas chuvas.
A publicação alerta que, por conta do aumento de nuvens e chuva, a temperatura máxima deve cair nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O Climatempo estima, ainda, que o céu continue nublado e chova ao longo do dia no litoral da Paraíba e de Pernambuco também durante esta quarta-feira (11). A partir da quinta (12), as temperaturas devem voltar a subir, com ocorrência apenas de pancadas de chuvas irregulares e menos intensas.
Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil.
Recomendações
O Inmet orienta que moradores de áreas afetadas pelas chuvas intensas sigam alguns procedimentos para evitar incidentes durante o mau tempo. São eles:
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois elas podem cair ou favorecer as descargas elétricas
Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.