Secretário de Saúde da Paraíba orienta que municípios que tenham usado doses vencidas refaçam a vacinação - Jornal Diário do Curimataú
Secretário de Saúde da Paraíba orienta que municípios que tenham usado doses vencidas refaçam a vacinação

Secretário de Saúde da Paraíba orienta que municípios que tenham usado doses vencidas refaçam a vacinação

COMPARTILHE

 


Emmanuela Leite -

O Secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, em entrevista ao ClickPB, neste sábado (3) orientou que os municípios que tenham usado doses vencidas das vacinas contra a Covid-19 refaçam a vacinação. Segundo o gestor, não há eficácia das aplicações que foram feitas, uma vez que, com o vencimento, o produto perde a eficácia. De acordo com o gestor, as pessoas que receberam as doses vencidas deverão ter a reaplicação 28 dias após a vacinação.

Após matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo apontar que milhares de doses de vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca teriam sido aplicadas fora do prazo de validade, o município de Alagoa Grande admitiu que o erro atingiu 72 pessoas da cidade. A matéria aponta que o problema teria ocorrido em 48 municípios paraibanos. Parte das prefeituras nega ter usado vacinas vencidas, justificando que houve um erro apenas na data de registro da vacinação no sistema. Outra parte ainda não se manifestou sobre o assunto.

Em vídeo, o secretário de Saúde da cidade, André Fernandes, informou que a falha ocorreu entre março e abril na aplicação de segunda dose da vacina. O secretário contou que, assim que o erro foi identificado, foi comunicado à Secretaria de Saúde estadual. ''Foi nos dado a informação, na semana passada, de que deveríamos refazer uma terceira dose. Nós começamos segunda-feira a refazer essas 72 doses e acreditamos que até o final da próxima semana, todas as 72 pessoas estarão vacinadas'', afirmou.

Municípios que já disseram que foi erro de registro:                             

João Pessoa
Campina Grande
Sertãozinho
Itabaiana
São José de Piranhas
Cajazeiras
Mamanguape
Itapororoca
Baraúna
Cabedelo
Queimadas
Esperança
Boa Vista
Taperoá
Remígio
Itaporanga
Nova Floresta
São José dos Cordeiros
Sapé

Município que fez dose vencida:                   
Alagoa Grande 


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.