Estado lança edital de bolsa de iniciação científica para alunos egressos da rede pública de ensino - Jornal Diário do Curimataú
Estado lança edital de bolsa de iniciação científica para alunos egressos da rede pública de ensino

Estado lança edital de bolsa de iniciação científica para alunos egressos da rede pública de ensino

COMPARTILHE

 


Ascom -

O prazo de submissão das propostas vai até o dia 22/07.


A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – Fapesq, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia – Seect, lança Edital para concessão de bolsas de iniciação científica destinadas a alunos egressos de escolas da Rede Estadual de Ensino. As inscrições começam a partir desta terça-feira (13). Estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 960 mil, oriundos do Tesouro Estadual. Serão concedidas até 200 bolsas para alunos que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas localizadas no estado.

Destas, 50% serão destinadas aos alunos oriundos da rede estadual que estejam regularmente matriculados no 1º. período de seus respectivos cursos de graduação e os outros 50% serão destinadas aos alunos oriundos da rede estadual que estejam regularmente matriculados a partir do 2º período de seus respectivos cursos de graduação das IES públicas localizadas no estado da Paraíba . O valor da bolsa é R$ 400 mensais. As bolsas terão duração máxima de 12 meses. A submissão das propostas e a seleção dos bolsistas serão realizadas pelas Pró-Reitorias de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior públicas localizadas no estado da Paraíba.

O edital tem como objetivos: Estimular estudantes do ensino superior às práticas de pesquisa científica, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e a difusão da ciência; Introduzir e disseminar a pesquisa nos cursos de graduação, possibilitando maior articulação entre a graduação e a pós-graduação; Estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes dos cursos de graduação nas atividades de iniciação científica; Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; Estimular a formação e a consolidação de grupos de pesquisa, entre outros.

Serão concedidas cotas de bolsas de iniciação científica às instituições de ensino superior – (IES) públicas localizadas no estado da Paraíba, destinadas aos estudantes egressos da rede pública do estado da Paraíba regularmente matriculados em cursos de graduação. Para participar a instituição deve possuir um programa de iniciação científica; ter um coordenador institucional responsável pela iniciação científica na IES; realizar processo seletivo para a escolha dos bolsistas de iniciação científica. O bolsista deve dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, de acordo com plano de trabalho estabelecido com seu orientador; não pode ter bolsa em outro programa de mesma natureza ou similar, e não pode ser aluno do último período do curso.

As propostas deverão ser apresentadas por intermédio de formulário on line disponível no SIGFAPESQ (https://sigfapesq.ledes.net/), até 17h (de Brasília), do dia 22/07. O resultado final está previsto para o dia 04/08 de 2021. As bolsas deverão ser implementadas a partir de Setembro de 2021. Em caso de dúvida, entrar em contato pelo email: programas-projetos@fapesq.rpp.br.

Veja aqui o Edital.



Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.