Ascom -
Trabalho, realizado em Jaçanã-RN, também visa diminuir os custos da implantação da espécie para o agricultor familiar.
Apesar da suspensão das aulas presenciais no Centro de Educação e Saúde (CES ) da UFCG, em virtude da pandemia, estudantes do curso de Ciência Biológicas do Campus Cuité continuaram realizando trabalhos na região e, agora, passaram a divulgar os resultados preliminares de pesquisas, voltadas ao sistema de cultivo sobre o solo de espécies de palma forrageira.
As atividades foram iniciadas em 2019 no Sítio Chã da Bolandeira, zona rural do município de Jaçanã-RN. Na oportunidade, foi realizada uma montagem de experimento com três variedades de palma forrageira: ‘palma orelha de elefante’, ‘palma miúda ou doce’ e ‘palma baiana ou lisa’, onde está sendo possível fazer uma comparação do cultivo convencional da palma e o sistema de cultivo sobre o solo.
![]() |
Foto: Assessoria |
O trabalho tem como objetivo investigar o crescimento morfométrico das variedades de palma nos dois sistemas de cultivo, possibilitando minimizar os custos de implantação dessas espécies para os agricultores familiares.
A prática experimental é parte de um projeto de pesquisa e didática, desenvolvido no Campus Cuité da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sob a coordenação do professor Kidelmar Dantas (CES/UFCG). Integram o grupo de pesquisa, os estudantes Geovani Machado Neto; Jailyne Costa; Letícia Rezende e Samara Araújo.
Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.