Um ano após morte de Gugu, saiba como está briga por herança do apresentador - Jornal Diário do Curimataú
Um ano após morte de Gugu, saiba como está briga por herança do apresentador

Um ano após morte de Gugu, saiba como está briga por herança do apresentador

COMPARTILHE

 

Extra -

Gugu Liberato estava no sótão de sua mansão em Orlando, nos Estados Unidos, quando o piso cedeu e, na queda, bateu com a cabeça. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A morte do apresentador de 60 anos pegou familiares e fãs por todo o Brasil de surpresa, numa verdadeira comoção nacional. De lá para cá, além das memórias com o Gugu na TV, o público também pôde testemunhar detalhes da esfera privada de Augusto Liberato, que, em vida, prezava pela discrição. Ainda corre na Justiça, por exemplo, o processo de reconhecimento de União estável entre o artista e a médica Rose Miriam Di Matteo, mãe de seus três filhos, que ficou de fora do testamento. No próximo dia 21, completará um ano desde a morte de Gugu. A equipe do apresentador planeja uma homenagem.

Na quinta-feira, será lançada a campanha #Guguvive, em São Paulo, numa iniciativa para incentivar a doação de órgãos: “É uma iniciativa da família Liberato no sentido de relembrar o apresentador promovendo algo que sempre marcou a sua vida e carreira, ajudar a quem precisa”, consta do comunicado emitido pela equipe de Gugu. No evento, além dos filhos, estará presente a mãe do apresentador, Maria do Céu, de 91 anos.

Os três filhos do apresentador – João Augusto, de 19 anos, e as gêmeas Marina e Sofia, de 16 – continuam morando na Flórida, com a mãe. As duas adolescentes, porém, já estão em São Paulo para o tributo a Gugu. O primogênito deve desembarcar no Brasil nos próximos dias. Apesar da disputa judicial entre Rose e os parentes do apresentador, a relação entre mãe e filhos tem sido tranquila. Ao menos é que diz o advogado Nelson Wilians, que defende a médica na ação.

“Os três filhos, João Augusto, Marina e Sofia moram com ela e a relação entre mãe e filhos está cada vez melhor”, afirma o advogado.

Ele acrescenta que, sobre a união estável, Rose está “confiante de que a justiça será feita”. Na última atualização do processo que se tornou pública, consta que foi anexada uma declaração aos autos, redigida em inglês e assinada por Gugu. No documento, que data de 2016, quando Rose se mudou com os filhos para os Estados Unidos, ele reconhece Rose “como sua companheira de muitos anos”, destaca a defesa.

“O documento é a prova cabal que Rose Miriam e Gugu Liberato mantinham uma relação pública, notória, duradoura, contínua e com objetivo de constituir família. O referido documento ainda é a prova definitiva do que, há muito, estamos discorrendo que, se entre o final de 2010 e início de 2011, o casal enfrentou uma crise conjugal, logo em seguida se reconciliou e deu continuidade à união, permanecendo a família unida até a trágica morte de Gugu”, detalha Wilians.

A reportagem procurou a defesa dos parentes de Gugu. Mas, segundo a equipe do apresentador, eles não vão pronunciar sobre o processo.

O ponto de partida entre o imbróglio foi a leitura do testamento, que data de 2011, após o falecimento do apresentador. Com um patrimônio avaliado em cerca de R$ 1 bilhão de reais, a herança, segundo o documento, deve ser dividida entre os filhos (25% para cada um) e os cinco sobrinhos – os três filhos de Amandio Liberato e dois de Aparecida Liberato – compartilhariam o restante da herança.

Rose não é mencionada no testamento, que tem como inventariante a irmã de Gugu, Aparecida. A médica, apesar de ter assinado o documento, decidiu entrar na Justiça para pleitear uma parte da herança do apresentador.

O chef de cozinha

De lá para cá, versões de cada uma das partes envolvidas no processo protagonizaram uma disputa feita sob olhos do público. Numa das ocasiões, João Augusto apresentou uma queixa-crime, contra o tio, Gianfrancesco Souza Di Matteo, irmão mais velho de Rose, que, após a morte de Gugu, ficou na residência da família nos EUA. Após decisão da Justiça, ele precisou deixar a mansão dos filhos do apresentador.

Nesse meio tempo, outro personagem surge na história. O chef de cozinha Thiago Salvático entrou na Justiça para pleitear o reconhecimento de união estável com Gugu, com quem alega ter tido um relacionamento de oito anos. Recentemente, ele afirmou que o apresentador “foi a pessoa mais importante de sua vida”. Em seu perfil na web, há registros dos dois juntos em viagens.

“Foram 8 anos de muitas coisas boas vividas juntos. Aprendi muito com você e tenho certeza de que, de alguma forma, também te ajudei a encarar a vida de uma forma diferente. Ficaram para trás os nossos sonhos, mas uma coisa posso afirmar: fomos muito felizes” , escreveu ele, numa das publicações, antes de se declarar: “Te amarei para sempre”.

Ele, que é dono de uma sorveteria na Alemanha, onde mora, desistiu da ação tempos depois. Alegou que foi uma decisão de “foro íntimo”. Posteriormente, o empresário Guilherme Stangherlin, suposto ex-companheiro do chef, entrou com o pedido de reconhecimento de união estável com Thiago.

Na época, a defesa de Rose Miriam se pronunciou sobre a entrada do chef na bringa pela herança: “só para criar tumulto, embaraço e constrangimento”.

A vida segue

Mesmo com a batalha judicial como pano de fundo, a vida segue para Rose Miriam e os filhos. Em sua perfil nas redes, por exemplo, são vários os registros dela junto com eles e de memórias da época em que Gugu estava presente.

Recentemente, os quatro posaram juntos para o aniversário de João Agusto. “Meu eterno amor”, declarou ela para o primogênito. Também há várias fotos onde ela aparece junto das filhas, a quem dedica mensagem carinhosas, chamando-as de “minhas princesas” ou “minhas filhas que eu amo tanto”.

Em publicações em que Gugu aparece, ela se refere ao apresentador como “Meu querido”, onde diz, de forma recorrente, sentir saudades.

João Augusto ingressou no curso de Comunicação, na faculdade. As meninas ainda estão no ensino médio. Elas usam as redes sociais para publicar fotos próprias ou junto de amigas, como na última quinta-feira, quando já estavam em São Paulo.

Os três filhos de Gugu Liberato namoram. As gêmeas vivem um romance com dois jovens brasileiros que também moram nos EUA. Marina namora o carioca Felipe Lessa, com que vive trocando declarações de amor na web. João Augusto namora a americana Gracie, de 18 anos.



Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.