Madrugadas terão chuva de meteoros Orionídeos nesta quarta e quinta - Jornal Diário do Curimataú
Madrugadas terão chuva de meteoros Orionídeos nesta quarta e quinta

Madrugadas terão chuva de meteoros Orionídeos nesta quarta e quinta

COMPARTILHE

 


R7 -

As madrugadas desta quarta (21) e quinta-feira (22) serão marcadas pela chuva de meteoros Orionídeos. O espetáculo celeste ocorre a partir da meia-noite e poderá ser observado a olho na Paraíba.

O fenômeno ocorre todo mês de outubro, quando o planeta Terra passa por uma região no espaço onde estão os fragmentos deixados pela passagem do cometa Halley. Quando esse material, mesmo que de pequenas dimensões, entram na atmosfera, acontece a combustão que provoca o rastro luminoso no céu.

De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, cerca de 18 meteoros poderão ser vistos por hora na Paraíba, durante o ápice do fenômeno. “Os orionídeos poderão ser vistos já a partir das 22h, mas o melhor horário para observá-los é entre meia noite e 4h da madrugada entre os dias 21 e 22. Nas noites anterior e posterior, também poderá ser observada uma atividade interessante de meteoros, embora com menor intensidade”, diz Zurita.

Ainda segundo Zurita, é possível que alguns meteoros ‘explodam’ no céu. “Os fragmentos dos orionídeos atingem a Terra numa velocidade média de 67 km/s (241 mil km/h), o que gera meteoros muito rápidos e luminosos, alguns deles deixando uma trilha ionizada por alguns segundos. Embora não seja muito comum, alguns orionídeos podem ser bastante luminosos e explosivos”, explica.

Quem quiser ter uma visão melhor da chuva de meteoros deve se afastar das luzes artificiais da cidade. É importante ainda que o céu esteja aberto, isto é, sem nuvens que possam encobrir o fenômeno. Esse ano, a Lua em fase crescente deve favorecer a visualização da Orionídeos.

“Na noite da máxima, ela deve se pôr por volta das 23h, deixando o céu mais escuro durante as melhores horas de observação da chuva, o que possibilita a visualização dos meteoros mais tênues”, pontua Marcelo Zurita.

Na madrugada desta terça (20), já foi possível ver alguns meteoros da chuva Orionídeos.



Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.