Saúde de Baraúna realiza vacinação contra raiva animal - Jornal Diário do Curimataú
Saúde de Baraúna realiza vacinação contra raiva animal

Saúde de Baraúna realiza vacinação contra raiva animal

COMPARTILHE


Redação -

A Gestão Municipal de Baraúna, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a campanha de vacinação contra raiva animal, (antirrábica), os agentes de saúde e endemias estão vacinando cães e gatos contra a doença. Devido a pandemia da Covid-19 os profissionais da saúde estão vacinando de casa em casa. 

A vacinação encerra dia 23 de outubro, vacine seus animais. 

 

A Raiva

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos, infectados. A adesão da população à Campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, exceto os animais doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). Embora não seja contra indicado é preferível que fêmeas prenhes não sejam vacinadas em campanha, devido ao risco no transporte e manejo do animal. Cadelas no cio podem causar transtornos no posto volante, é aconselhável a vacinação em um dos Postos Fixos.

A vacinação é anual, e uma das mais importantes medidas para a prevenção e controle da doença. 

Recomendações para o dia da vacinação

• Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos; 

• Gatos são mais assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes; 

• Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.

 



Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.