Suspensão de ações do Programa Criança Feliz foi prorrogada por mais 60 dias - Jornal Diário do Curimataú
Suspensão de ações do Programa Criança Feliz foi prorrogada por mais 60 dias

Suspensão de ações do Programa Criança Feliz foi prorrogada por mais 60 dias

COMPARTILHE


Agência CNM de Notícias -

A suspensão de ações para o enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19) no âmbito do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas) foi prorrogada por mais 60 dias. A Portaria 457/2020 do Ministério da Cidadania (MC), publicada dia 7 de agosto, considera as medidas adotadas pelos gestores estaduais e municipais para conter a proliferação do vírus.

O prazo inicial foi estabelecido pela Portaria 366/2020 do Ministério, publicada em abril, com orientações extraordinárias para a gestão do programa federal, como a suspensão de capacitações presenciais para formação de supervisores e visitadores municipais e estaduais e a permissão da realização do curso básico na modalidade Educação à Distância (EaD). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa sobre a nova portaria e alerta sobre os prazos vigentes.

Assim, permanecem suspensos os incisos II e III, do parágrafo segundo, do artigo 13, da Portaria 2.496/2018 do Ministério do Desenvolvimento Social (MDR), pelos próximos 60 dias. Os Municípios que estão na Etapa de Execução – Fase I do programa não terão o repasse do recurso bloqueado caso não tenham beneficiários acompanhados no período mensal, explica a área de Assistência Social da CNM. Lembrando que já estava prevista a ampliação para do período de permanência dos Municípios na etapa até dia 22 de outubro.

Já os Municípios na Etapa de Execução – Fase II que não tiverem acompanhado no mínimo 30% de seus beneficiários no mês de referência, não terão o repasse do recurso bloqueado no período. A entidade alerta gestores e profissionais para os prazos e demais aplicabilidades do programa voltado à primeira infância. As normativas objetivam garantir a continuidade da oferta de serviços e atividades essenciais da Assistência Social, a fim de subsidiar as ações de enfrentamento da Covid-19.

 


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.