Baraúna atrativo para o turismo - Jornal Diário do Curimataú
Fagner Geminiano -



O município de Baraúna situa-se na região centro-norte do Estado da Paraíba, Mesorregião Borborema e Microrregião Seridó Oriental Paraibano, limitando-se com os municípios de Sossego, Cuité, Pedra Lavrada, Picuí, abrangendo uma área de 56,5 km². 
A sede do município tem uma altitude média de 626 metros, distando da capital cerca de 200 km, sendo seu acesso, a partir de João Pessoa, efetuado através das rodovias pavimentadas BR-230 e PB-104.
O município apresenta diversos pontos turístico para todos os públicos, e estes são:
Turismo religioso com as belezas da igreja Matriz de nossa Senhora do Desterro e o Serrote da cabeça do Boi com sua linda capela de pedra em seu topo.
Turismo Histórico, visitando casarões e sítios arqueológicos, espeleológicos e paleontológicos espalhados por toda parte do município, donde neles temos achados como: fósseis de animais da megafauna, tanques pleistocênicos, e vários sítios arqueológicos, dentre os sítios, temos um dos mais importantes sítios arqueológicos da Paraíba, o complexo arqueológico Corredor.
Turismo Ambiental e de Aventura com locais para visitação da fauna onde se pode encontrar locais únicos como a Pedra da Escada, com mais de 20 metros de altura com uma escada esculpida pela natureza em um de seus lados, ou quem sabe conhecer um dos maiores e mais belo tanque da região, O Taque Redondo, e a Lagoa da Caraibeira que conta com uma bela história e belos locais para fotografias.
Venham conhecer a nossa queridíssima cidade de Baraúna e desfrutar de um dos municípios mais aconchegantes da Paraíba, com um clima serrano, população acolhedora com uma cultura vasta, e ainda, deslumbrar todos os dias de belos pores do sol, donde estes tiram o fôlego e proporcionam belas fotos. Também uma deliciosa culinária interiorana e a paz tranquilizantes que só as cidades do interior dispõem.