Ascom -

O projeto E-LIXO, de conscientização e descarte correto do lixo eletrônico de Picuí, trata-se de um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente e o IFPB campus Picuí. Iniciado em 2019, o projeto contou com oficinas temáticas acerca dos riscos dos metais pesados ao serem descartados indevidamente, e, também, sobre boas práticas de separação e descarte correto do lixo eletrônico.
Para coleta dos materiais, o projeto conta com um ECOPONTO que fica localizado no espaço da Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Picuí, além de coletores de pilhas e baterias nas Unidades Básicas de Saúde do município.
É importante salientar que podem ser descartados todos os respectivos equipamentos eletroeletrônicos que funcionem direto na rede elétrica, com pilhas ou baterias, sejam elas recarregáveis ou não. Para tanto, o equipamento não pode estar com partes retiradas. Também, são coletadas pilhas e baterias, exceto baterias de automóveis.
Até os dias atuais, segundo afirma o secretário de Agricultura, Ranieri Ferreira, "o projeto ja fez um descarte de aproximadamente 500 kg de equipamentos elétricos provenientes de usuários particulares e instituições locais".
Segue abaixo o certificado recebido pela Prefeitura de Picuí