Prefeitura de Picui recebe certificado de Natal Reciclagem por destinação ambiental de resíduos sólidos - Jornal Diário do Curimataú
Prefeitura de Picui recebe certificado de Natal Reciclagem por destinação ambiental de resíduos sólidos

Prefeitura de Picui recebe certificado de Natal Reciclagem por destinação ambiental de resíduos sólidos

COMPARTILHE
Ascom -

Na quarta-feira, 22 de janeiro de 2020, aconteceu o primeiro descarte de pilhas e baterias, na quantia de 23 kg, realizado pela Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente na empresa Natal Reciclagem, todas as licenças ambientais para receber, processar e destinar de forma sustentável o lixo eletrônico que chega até a mesma. A Prefeitura Municipal de Picuí chegou a receber a certificação por destinação ambiental de resíduos sólidos, por esta empresa, por sua vez detentora da Licença Ambiental de Operação n 150/2015 SEMURB-NATAL e Licença Ambiental de Transporte de Resíduo n 2018-1270/38/TEC/RLO-1120 IDEMA-RN.
O projeto E-LIXO, de conscientização e descarte correto do lixo eletrônico de Picuí, trata-se de um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente e o IFPB campus Picuí. Iniciado em 2019, o projeto contou com oficinas temáticas acerca dos riscos dos metais pesados ao serem descartados indevidamente, e, também, sobre boas práticas de separação e descarte correto do lixo eletrônico.
Para coleta dos materiais, o projeto conta com um ECOPONTO que fica localizado no espaço da Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Picuí, além de coletores de pilhas e baterias nas Unidades Básicas de Saúde do município.
É importante salientar que podem ser descartados todos os respectivos equipamentos eletroeletrônicos que funcionem direto na rede elétrica, com pilhas ou baterias, sejam elas recarregáveis ou não. Para tanto, o equipamento não pode estar com partes retiradas. Também, são coletadas pilhas e baterias, exceto baterias de automóveis.
Até os dias atuais, segundo afirma o secretário de Agricultura, Ranieri Ferreira, "o projeto ja fez um descarte de aproximadamente 500 kg de equipamentos elétricos provenientes de usuários particulares e instituições locais".
Segue abaixo o certificado recebido pela Prefeitura de Picuí


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.