Igreja Batista de Barra de Santa Rosa comemora 54 anos neste final de semana - Jornal Diário do Curimataú
Igreja Batista de Barra de Santa Rosa comemora 54 anos neste final de semana

Igreja Batista de Barra de Santa Rosa comemora 54 anos neste final de semana

COMPARTILHE
Redação -
A Igreja evangélica é pastoreada pelo pastor Rodemos, neste sábado, 14, e domingo, 15, acontecerão cultos em ações de graças pelos 54 anos de história da igreja na cidade de Barra de Santa Rosa, Curimataú da Paraíba. 

O templo sede fica localizado na Rua Manoel de Souza Lima, Centro. 


Origem na Europa há mais de 400 anos
A primeira igreja batista nasceu no século XVII quando um grupo de refugiados ingleses foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, liderados por John Smyth, um clérigo e Thomas Helwys, um advogado, organizaram em Amsterdã, em 1609 uma igreja de doutrinas batistas.

No Brasil há mais de 148 anos
Os imigrantes dos Estados Unidos fundaram a primeira igreja batista do Brasil. A Capela do Campo, no Cemitério do Campo em Santa Bárbara d’Oeste.  Em 1871, Batistas emigrados dos Estados Unidos organizam a Primeira Igreja Batista do Brasil em Santa Bárbara d’Oeste. Anos mais tarde, em 1879, outro grupo de emigrados faz surgir a segunda Igreja Batista em solo brasileiro em Santa Bárbara d’Oeste no bairro da Estação, onde atualmente se localiza a cidade de Americana. Pouco tardou para que os dois casais de missionários, unindo-se a Antonio Teixeira de Albuquerque rumassem para o Estado da Bahia, onde em 1882, com cartas de transferência das igrejas em Santa Bárbara d’Oeste, organizaram a Primeira Igreja Batista de Salvador. (vidadeteologo.com.br).


Igreja na Paraíba há mais de 100 anos
A primeira igreja que pode ser considerada a mãe de todas as demais igrejas batistas na Paraíba surgiu em 19 de janeiro de 1914 na capital João Pessoa
1956, foi inaugurado o templo central que existe até hoje na avenida Getúlio Vargas, próximo ao Liceu Paraibano. A edificação que é uma réplica do templo norte-americano se destaca pela sua bela arquitetura. O estilo neoclássico greco-romano do templo se destaca na paisagem da cidade.
Os primeiros cultos iniciais foram ministrados pelo pastor Firmino Silva que na época era deputado estadual. Atualmente um monumento histórico da capital paraibana.

Nos anos de 1980, os evangélicos tiveram forte expansão na Paraíba. Segundo o atual pastor Estevam um dos fatores determinantes foram as mudanças políticas no Brasil. (jornaldaparaiba.com.br). 

A partir daí a igreja começou seu plano de expansão pelo estado chegando as regiões do Seridó e Curimataú.

Programação:



















Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.