Famup comemora aprovação de PEC que permite transferência direta de emendas aos municípios - Jornal Diário do Curimataú
Famup comemora aprovação de PEC que permite transferência direta de emendas aos municípios

Famup comemora aprovação de PEC que permite transferência direta de emendas aos municípios

COMPARTILHE
Assessoria -

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) comemorou a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal da Proposta de Emenda à Constituição 48/2019, que permite a transferência direta de dinheiro para os municípios através das emendas parlamentares. “Essa é uma luta nossa e iremos fazer novas visitas à Brasília para conseguir a aprovação dessa PEC em plenário, pois ela é fundamental para desburocratizar e viabilizar os recursos destinados aos municípios”, disse o presidente da Famup, George Coelho.

A propositura favorece diretamente os municípios ao permitir que as emendas individuais ao projeto de lei do orçamento anual destinem recursos pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Após a aprovação da CCJ, a PEC 48/2019 segue para ser votada pelo plenário da Casa. Com o novo texto, os repasses poderiam ser realizados sem precisar de convênios, criando uma nova modalidade: a transferência especial. George ressalta que os convênios públicos, muitas vezes, acabam postergando a concretização

“É notória a burocratização dos convênios públicos, entre a emenda parlamentar e a concretização da obra. A média de tempo para que isso seja finalizado é de nove anos, ou seja, mais de dois mandatos, isso inviabiliza a gestão nos municípios de todo o país”, concluiu o presidente da Famup.





Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.