Educadoras de Picuí participaram do Seminário Estadual Final do Soma – Pacto Pela Aprendizagem da PB - Jornal Diário do Curimataú
Educadoras de Picuí participaram do Seminário Estadual Final do Soma – Pacto Pela Aprendizagem da PB

Educadoras de Picuí participaram do Seminário Estadual Final do Soma – Pacto Pela Aprendizagem da PB

COMPARTILHE
Assessoria -

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou, na terça-feira (17), o Seminário Estadual Final do Soma – Pacto Pela Aprendizagem da Paraíba. O evento aconteceu no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa, e contou com a presença de 500 participantes, entre secretários de educação, gerentes regionais, coordenadores, formadores e professores da rede estadual e municípios pactuados.

De Picuí estiveram participando as educadoras Rosélia Araújo - coordenadora local do referido programa e a formadora Maria de Fátima – Lêka. De acordo com as participantes, o seminário foi bastante interessante e muito enriquecedor para a educação dos municípios.


O Soma é um programa realizado em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e visa à melhoria dos indicadores de desempenho no Ciclo de Alfabetização e à progressão da aprendizagem no ensino fundamental, trabalhando em colaboração com os municípios. Diante da meta de promover a alfabetização plena dos alunos ao fim do 3º ano do ensino fundamental e garantir o letramento adequado para os estudantes do 5º ano desta mesma etapa, o Soma atua na base escolar com a participação dos profissionais da educação: professores alfabetizadores, diretores escolares, coordenadores municipais e supervisores regionais, realizando avaliações, analisando os resultados e propondo ações imediatas. Em 2019, o programa abrange 219 municípios, 2.788 escolas estaduais e municipais e 163.603 alunos.

Na ocasião, houve a entrega dos diplomas das formações que aconteceram ao longo do ano de 2019, além de mesas redondas e rodas de conversa com professores de instituições federais da Paraíba, sobre letramento e alfabetização na idade certa, além de apresentações de práticas pedagógicas exitosas realizadas nas escolas.





Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.