Em Picuí, educadores participam de formação educacional do soma - Jornal Diário do Curimataú
Em Picuí, educadores participam de formação educacional do soma

Em Picuí, educadores participam de formação educacional do soma

COMPARTILHE
Ascom -


A Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria Municipal de Educação realizou neste sábado (28) uma formação com os professores do Sistema Municipal de Ensino na perspectiva do SAEB/Prova Brasil/SOMA.

A formação "Novas competências e habilidades para o processo de ensino e aprendizagem" proporcionou discussões sobre as novas propostas pedagógicas em sala de aula norteada pela Proposta Curricular do Estado da Paraíba, alinhada à Base Nacional Comum Curricular( BNCC).
Para a gestora adjunta Renata Santos o objetivo é proporcionar aos professores de Linguagens da rede municipal um novo olhar sobre ensino e aprendizagem e melhorar o desempenho dos alunos para sua formação cidadã. A psicóloga Educacional Christiane Clara trabalhou com os professores da área de humanas o tema: Autoconhecimento, autocuidado e empatia, competências essenciais   para o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno. 
A psicóloga escolar Larissa Roque e Silva trabalhou "Desenvolvimento cognitivo de pré-escolares: o que os educadores precisam saber". Durante a formação, voltada para os professores da educação infantil, foram conduzidas informações sobre as fases de desenvolvimento das crianças de 2 a 6 anos, como também a forma de estimular, através de atividades lúdicas, cada aspecto do funcionamento cognitivo (atenção, linguagem, memória, funções executivas, viso espacialidade e visuoconstração).
Segundo o coordenador Pedagógico Wellson Araújo, a formação para professores de Matemática e Ciências foi oferecida com o objetivo de provocar autorreflexão sobre o fazer docente pautado no compromisso com o desenvolvimento integral do estudante, vislumbrando a contribuição dessas ciências para o desenvolvimento do letramento matemático e do letramento científico. Pudemos contar com momentos de vivências, problematização e atividades em que todas essas convergem para o empoderamento do professor no trabalho com a matriz e os descritores da Prova Brasil/SAEB.
Para a Coordenadora Pedagógica Gorete Lira a formação em Língua portuguesa, por ela ministrada para professores e gestores do 4º e 5º anos foi pautada nas diversas estratégias de Leitura, atividades lúdicas, com base nos Descritores da Prova Brasil, que consistia em avaliar o nível de letramento dos alunos em relação às respostas das questões de Provas aplicadas pelo SAEB em edições anteriores.
No que se refere a disciplina de Matemática 4º e 5º anos a Formadora Local do SOMA Maria de Fátima Lêka trabalhou a análise de questões da Prova Brasil/SAEB com os professores, fundamentada na metodologia e princípios do Projeto SOMA, que tem como foco a ludicidade no ensino da matemática, luz da BNCC E Proposta Curricular da Paraíba.
Juntos secretaria de educação, gestores, coordenadores pedagógicos e professores empreendem esforços para superar os desafios da apresentados diante do grande número de estudantes do ensino fundamental com alfabetização incompleta e baixo nível de letramento e formação do SOMA propicia aos professores um momento de análise das estratégias de ensino que estão sendo desenvolvidas em sala e propor novas metodologias que estimulem aos alunos a se empoderarem na construção do sua própria aprendizagem e tornem-se cidadãos melhores com maiores oportunidades no trabalho e na vida,  Afirma a articuladora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Maria de Fátima Lêka.
A secretária Maria da Guia Lucena afirma que a formação dos professores é uma ação muito importante pra elevarmos os índices educacionais de nossos alunos.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.