Francisco Araújo -

O tema Brava Gente Brasileira, fez referências às lutas sociais que o povo brasileiro vem enfrentando ao longo da história da construção do Brasil, no que se refere aos indígenas, aos negros, ao homem do campo, enfim, a toda essa gente brasileira que construiu a história do nosso país.
Todas as representações se destacaram na avenida, mas uma que chamou a atenção do grande público, foi o Instituto Federal de Educação da Paraíba – IFPB – que desfilou com o tema: MPB, um ato de expressão e resistência, com mais de 240 estudantes representando a instituição, distribuídos em 3 pelotões:
O 1º pelotão representou a música popular brasileira e a repressão militar na época da ditadura, onde eram vigiados pelo militarismo que não permitiam a expressão popular.
O 2º pelotão representou pessoas que foram presas e censuradas por conta da expressão das músicas produzidas, por um órgão chamado DCDP, Divisão de Censura de Diversões Públicas, sua principal função era aprovar e recusar, a partir de laudos, conteúdos midiáticos e outros materiais.
O 3º e último pelotão mostrou artistas, histórias e músicas, episódios históricos, bem como artistas que sofreram na pele com a ditadura, muitos foram expulsos do país pelo governo da época.
Entre as bandas e fanfarras que abrilhantaram o desfile, esteve a centenária filarmônica Coronel Antônio Xavier, entoando belos e tradicionais dobrados.
No final o prefeito Olivânio Remígio fez seu agradecimento especial a todos que contribuíram direto e indiretamente na realização do evento cívico e ao povo que lotou as principais ruas da cidade. Confira no vídeo de Geraldo Batista:
Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga
nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja
nossos vídeos no Youtube.
Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do
Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.