Campo sustentável transforma o modo de plantio dos agricultores com prática sustentável, em Picuí - Jornal Diário do Curimataú
Campo sustentável transforma o modo de plantio dos agricultores com prática sustentável, em Picuí

Campo sustentável transforma o modo de plantio dos agricultores com prática sustentável, em Picuí

COMPARTILHE
Ascom -

Djalma Medeiros é agricultor irrigante numa propriedade localizada no sítio Mato Grosso, uma área de solo sedimentar serrana no município de Picuí-PB. Ele vem utilizando, com muito êxito, o material Orgânico proveniente da "FÁBRICA DE SOLO" municipal, uma ação inovadora desenvolvida pela Prefeitura de Picuí em parceria com o IFPB, através do Núcleo de Estudos Agroecológicos - NEA.
Com o material, Djalma aumentou a oferta de Matéria Orgânica do Solo (MOS), com isso manteve a umidade por mais tempo é diminuiu a irrigação. Além disso ele abandonou o uso de adubo químico, visto que a fibra de coco misturada à poda urbana triturada ao ser decomposta pelo solo, garante boa nutrição e saúde para as culturas. O manejo da produção agrícola em sistema de transição agroecológica utilizando o produto da Fábrica de solos, desenvolvida por Djalma, já é praticada por outros agricultores do município, com diversas estratégias de produção conforme às condições edafoclimaticas locais.
Essas e outras ações baseadas no respaldo técnico, espírito público e construção participativa do conhecimento apresentam soluções práticas e de fácil replicação, para a sustentabilidade do Semiárido e a dignidade da vida no campo.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.