Governador abre ações da Caravana da Rede Cuidar neste domingo no Metropolitano. Em Picuí será dia 17 - Jornal Diário do Curimataú
Governador abre ações da Caravana da Rede Cuidar neste domingo no Metropolitano. Em Picuí será dia 17

Governador abre ações da Caravana da Rede Cuidar neste domingo no Metropolitano. Em Picuí será dia 17

COMPARTILHE
Assessoria -

O governador João Azevêdo (foto), participa neste domingo (7), às 13h, da solenidade de abertura da Caravana da Rede Cuidar, com a recepção dos profissionais e voluntários, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, de onde seguirão para Monteiro, primeira cidade a acontecer a ação na segunda-feira (8). O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Rede Cuidar, no período de 8 a 20 de julho. A Caravana percorrerá 13 cidades, cerca de 2800 km, do sertão ao litoral.

O objetivo da ação é realizar a busca ativa de crianças com cardiopatias; qualificar a assistência hospitalar à gestante e ao neonato de risco, sendo executadas por 60 profissionais. As 13 cidades que receberão a Caravana, com as respectivas datas, são: Monteiro (08); Princesa Isabel (09); Itaporanga (10); Cajazeiras (11); Sousa (12); Catolé do Rocha (13); Pombal (14); Patos (15); Esperança (16); Picuí (17); Guarabira (18); Mamanguape (19) e Itabaiana (20).

Serão 60 profissionais, diariamente. A equipe de especialistas que está envolvida nas várias linhas de cuidados são: cardiologistas pediátricos, neonatologistas, obstetras, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, entre outros.

Os atendimentos oferecidos serão a cardiologia pediátrica, atendimentos clínicos; ecocardiograma transtorácico, além de avaliações com equipe multiprofissional para ajudar no apoio ao diagnóstico e na adequação do plano de cuidado de cada paciente avaliado. As ações da obstetrícia e neonatologia serão direcionadas para a qualificação e implantação de Kits emergenciais para o fortalecimento da implementação dos protocolos para estabilizar os pacientes até a chegada na Unidade de alta complexidade.

Ao longo de cinco anos, a ação já realizou 5.024 ecocardiogramas; 615 ultrassonografias fetais; 419 auscultas cardíacas digitais, além de exames de urina e de genética. Ainda oferece toda infraestrutura educativa, administrativa e de informática.

Novas Parcerias - Este ano, a Caravana contará com a parceria da equipe do Banco de Leite Humano e Hemocentro, que está mobilizando todos os Hemonúcleos para a doação de sangue e cadastro para a doação de medula óssea.

Qualificação de profissionais - Esta ação permite que profissionais de saúde dos mais diversos centros, que compõem a Rede Cuidar, sejam qualificados em cursos presenciais, nas diversas linhas de cuidado e que são oferecidos a todos os municípios de cada uma das macrorregiões de saúde.



Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.