Eclipse lunar acontece nesta terça e poderá ser visto em toda Paraíba - Jornal Diário do Curimataú
Eclipse lunar acontece nesta terça e poderá ser visto em toda Paraíba

Eclipse lunar acontece nesta terça e poderá ser visto em toda Paraíba

COMPARTILHE
ClickPB -

O eclipse lunar acontece, na noite desta terça-feira (16), e poderá ser visto em toda Paraíba. Em João Pessoa, um evento promovido pela Associação Paraibana de Astronomia (APA) acontece a partir das 17h na praça de alimentação de um shopping na orla da cidade.
Lá será disponibilizados telescópios para que os interessados possam contemplar o espetáculo celeste. 
O eclipse poderá ser visto a partir das 17h01 (horário de Brasília) e, no total, terá duração de mais de cinco horas, parecido com o que ocorreu em janeiro deste ano.
A duração da fase de umbra (quando a sombra da Terra começa a ser observada na Lua) será de 2 horas e 51 minutos. Já considerando todo o período do eclipse, incluindo a fase de penumbra (quando a sombra da Terra sobre a Lua ainda é vista de forma borrada), a duração total do fenômeno chega a 5 horas e 33 minutos.
  • 15h43: início da fase de penumbra
  • 17h01: início da fase da umbra
  • 19h52: fim da fase da umbra
  • 21h17: fim da fase da penumbra
Este eclipse será parcial porque o alinhamento entre Sol, Terra e Lua não será perfeito e com isso, a Lua não será totalmente encoberta pela sombra da Terra. Na fase máxima do eclipse, a Lua estará 65% encoberta.
Este será o último eclipse de 2019. O próximo ocorrerá apenas na madrugada de 19 de novembro de 2021 e também será parcial.
Não é preciso usar óculos de proteção
Diferentemente de um eclipse solar – quando o que fica "escondido" é o Sol –, para observar o fenômeno lunar não é preciso óculos de proteção.
A visão da Lua é a olho nu, mas é mais fácil assistir ao fenômeno em áreas menos iluminadas e com o horizonte livre.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.