A notícia que muitos patoenses esperavam finalmente foi dada: a Barragem da Farinha está sangrando. A marca foi atingida na tarde deste sábado (06), após as fortes chuvas registradas em suas cabeceiras na noite anterior.
Desde as primeiras horas, populares se aglomeravam nas proximidades do Sangradouro para constatar como estava o nível da água, e quem sabe, registrar o momento exato do início do transbordamento.
Ao lado do Açude do Jatobá, a Farinha é um dos mais tradicionais reservatórios aqui de Patos. Apesar de fica localizado na área territorial do município de Cacimba de Areia (região metropolitana de Patos), a barragem já faz parte da história patoense.
O referido manancial foi inaugurado em 23 de fevereiro de 1975, pelo então governador Ernani Sátyro. A barragem possui uma capacidade para 25.738.500 m³, e consumiu na época de sua construção, recursos da ordem de 7 milhões de cruzeiros, onde foram consumidos 40 mil sacos de cimento, a qual sangrou pela primeira vez em 03 de março daquele ano.
VEJA O VÍDEO: