Servidores tem faixa de protesto por salários atrasados retirada em Pedra Lavrada - Jornal Diário do Curimataú
Servidores tem faixa de protesto por salários atrasados retirada em Pedra Lavrada

Servidores tem faixa de protesto por salários atrasados retirada em Pedra Lavrada

COMPARTILHE
Anderson Eliziário -

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região do Curimataú e Seridó (SINPUC) realizou, na manhã desta segunda-feira (14), um protesto em algumas vias públicas da cidade de Pedra Lavrada, cobrando o pagamento dos salários atrasados do mês de dezembro de 2018, e uma data base para o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais de Pedra Lavrada.

O protesto foi realizado através de faixa fixadas com os dizeres: “Prefeito, respeite os servidores e pague nosso salário em dia” e “Prefeito, se não paga os servidores param. (SINPUC)”.  Logo após a fixação das faixas, uma delas foi removida e rasgada, conforme imagem, segundo testemunhas, por determinação do fiscal de rua da cidade.

“Eu quero acreditar que não foi o prefeito que mandou tirar as faixas, porque isso seria um absurdo. O direito a expressão é legitimo. O sindicato autorizou a confecção das faixas atendendo as reivindicações dos servidores de Pedra Lavrada. As faixas não comprometeram a integridade moral do gestor, ela apenas expressava a indignação da categoria quanto aos atrasos e a data base”, disse o presidente do SINPUC Sebastião.

Tião, como é conhecido, afirmou ao blog andersoneliziairo.com desconhecer que existisse alguma lei municipal que obrigasse solicitar a permissão do poder executivo para a fixação das faixas em vias publicas, porém, que mesmo que exista uma lei, caberia a gestão municipal notificar o sindicato antes de remover a faixa.
“Não existe nenhuma lei no município que para você fixar alguma coisa nos prédios públicos precise de autorização, mesmo assim, se tivesse essa lei determinando que tivesse que ter a autorização do executivo, a prefeitura teria que mandar o sindicato tirar a faixa e não ela tirar”, disse.

Ao blog andersoneliziario.com, o prefeito de Pedra Lavrada Jarbas Melo (PSD), afirmou que o protesto é devido ao atraso do pagamento do mês de dezembro de 2018.

Segundo o prefeito, os funcionários da Educação do município estão com seus salários atrasados em 14 dias e os demais funcionários em quatro dias.

“Efetivo nós pagamos o 13º de todos falta pagar o mês de dezembro que geralmente nós pagamos no dia 10. Os professores recebem dia 30, esses estão com 14 dias de atraso e o restante está com quatro dias de atraso já que o pagamento é realizado geralmente no dia 10”, disse o prefeito.

O prefeito afirmou ao blog que os aposentados do município receberam seus 13º no dia 20 de dezembro e suas aposentadorias no dia 30 de dezembro.

Questionado sobre as pautas levantadas pelo sindicato sobre o salário em atraso de dezembro e a data base para o pagamento dos salários dos servidores, o prefeito afirmou ao blog andersoneliziario.com, que irá sentar com o sindicato para negociar algum acordo porque, no momento, está de mãos atadas e não tem condições de fixar uma data base para os pagamentos. 
 
Retirada da faixa
“Estou aguardando o sindicato para conversamos a respeito do mês em atraso e possamos chegar a um acordo. Infelizmente nossa situação é ruim e vou buscar entrar em um consenso com a categoria, quem sabe até entrarmos em um novo parcelamento”, disse.

Questionado sobre o protesto através das faixas fixadas na manhã desta segunda-feira, o prefeito Jarbas negou que tivesse mandado tirar as faixas e que só ficou sabendo das ações através de mensagens.

“Em momento algum ordenei que tirassem as faixas. Passei a amanhã atendendo em meu gabinete, e só tomei conhecimento do ocorrido através do WhatsApp”, disse.

O presidente do SINPUC, afirmou ainda que está marcando com o prefeito uma reunião para tratar sobre o episódio nesta terça-feira, porém, que em respeito ao sindicato irá formalizar um boletim de ocorrência sobre a retirada da faixa.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.