Prefeito Picuí recebe menção honrosa da ONU pelo projeto fábrica de solos - Jornal Diário do Curimataú
Prefeito Picuí recebe menção honrosa da ONU pelo projeto fábrica de solos

Prefeito Picuí recebe menção honrosa da ONU pelo projeto fábrica de solos

COMPARTILHE
Ascom -


Projeto Fábrica de Solos ficou entre os 10 finalistas da Categoria “Poder Público” e recebeu menção honrosa da ONU na 1ª edição do Prêmio ODS Brasil, lançado pelo Governo Federal com o objetivo de reconhecer boas práticas locais para o cumprimento das 169 metas que compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas até 2030. 

A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (13), no Palácio do Planalto, em Brasília. O prefeito de Picuí, Olivânio Remigio, e o secretário de Agricultura, Ranieri Ferreira, estiveram presentes ao evento, que aconteceu no Palácio do Planalto (DF), e reuniu os gestores das 39 políticas públicas brasileiras que disputaram o reconhecimento, dividido em quatro categorias: Fins Lucrativos; Ensino, Pesquisa e Extensão; Governo; e Sem Fins Lucrativos. O governo federal recebeu 1.038 inscrições para o prêmio.


O prefeito Olivânio Remígio destacou que receber o reconhecimento da ONU demonstra que a gestão está no caminho certo: “O projeto que estamos desenvolvendo em parceria com o IFPB e o CEOP foi destaque no Prêmio ODS Brasil, que teve mais de mil práticas inscritas; então ficar entre os dez finalistas em boas práticas na categoria Governo reafirma que estamos fazendo a diferença na região do semiárido”, disse.   



Projeto Fábrica de Solos
O projeto “Fábrica de Solos” é uma prática inovadora na região do semiárido, vez que não havia, até então, nenhuma iniciativa pública voltada para o manejo sustentável dos resíduos sólidos. O projeto também proporciona alternativa de pesquisa e enriquecimento do curso de Agroecologia do IFPB Campus Picuí, na medida em que alunos e professores dispõem de espaço para pesquisa e intervenção junto à população local, com projetos de extensão participativa e contextualizada com as demandas socioambientais do local.

Dos 17 objetivos que a ODS pretende alcançar, 4 são abraçados pelo Projeto Fábrica de Solos: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Educação de Qualidade; Indústria, Inovação e Infraestrutura; e Vida Terrestre. 



Prêmio ODS Brasil 

O Prêmio ODS Brasil incentiva, valoriza e dá visibilidade às práticas que contribuem para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no território brasileiro. Um “banco de práticas” está sendo formado a partir das políticas finalistas, que servirão como referência na implementação e disseminação da Agenda 2030. A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional, assinado por 193 países, na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015, quando o governo brasileiro assumiu o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, com metas a serem alcançadas até 2030. 

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.