PAEFI de Picuí atende critério de cofinanciamento federal - Jornal Diário do Curimataú
PAEFI de Picuí atende critério de cofinanciamento federal

PAEFI de Picuí atende critério de cofinanciamento federal

COMPARTILHE
Ascom -


A Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Assistência Social, não tem medido esforços para priorizar e qualificar os serviços socioassistenciais, em especial aqueles voltados a crianças e adolescentes. Tanto é assim que, no primeiro ano de gestão, foi criado o Projeto Sementes do Seridó, coordenado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS,  que, em parceria com o IFPB, oportunizou 25 adolescentes bolsistas a participarem do curso de Edificações ministrado pela  professora do IFPB – Campus Picuí, Camila Famá. Além do conhecimento técnico, os adolescentes aprenderam conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, oficinas de fotografia, alimentação saudável, ludoterapia e participações em campanhas como a do 18 de maio,  os 16 dias de Ativismo e do Laço Branco. 



O Projeto Sementes do Seridó faz parte do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida. E, em razão da iniciativa de criação e implementação desse projeto, o município de Picuí tornou-se elegível para o Cofinanciamento Federal, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que através da publicação da Resolução nº 03 de março de 2018, garantiu cofinaciamento federal para Picuí. 


Neste dia 30 de novembro, aconteceu o encerramento do termo de aceite  do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) nos termos da Resolução CNAS nº 07, de 12/04/2018. Para tanto, o município de Picuí, ao cumprir com os critérios, já recebeu duas parcelas do cofinanciamento citado. 

O prefeito Olivânio Remígio relatou sua satisfação em ver adolescentes que antes, ao cumprir medidas socioeducativas, muitas vezes não eram acompanhados devidamente, onde ao adentrar repartições para pagar medidas eram levados inclusive para limpar mato, hoje com um planejamento adequado, os adolescentes que fazem parte do Projeto Sementes do Seridó e suas famílias são acompanhadas devidamente.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.