Fabiana Agra -

SINOPSE DO LIVRO: Um livro revelador sobre uma figura fascinante da MPB que merece ser mais conhecida do público. Um artista às vezes enigmático, sempre refinado e imensamente popular. Caderno de imagens em cores. Discografia completa. A morte de Belchior, em abril de 2017, foi uma comoção nacional.
Dez anos antes, o artista desaparecera. Foi a partir do mistério desse sumiço que Jotabê Medeiros deu início à pesquisa para um livro sobre o autor de clássicos como “Velha Roupa Colorida”, “Alucinação” e “Como nossos pais”. Realizou dezenas de entrevistas com parceiros musicais, amigos, familiares e produtores de seus discos. Apenas um rapaz latino-americano traz períodos pouco conhecidos da vida de Belchior, como os anos em que passou em um mosteiro, na adolescência. Foi ali que o artista travou seu primeiro contato com a literatura e a filosofia e habituou-se ao silêncio e à introspecção que seriam características marcantes até o fim da vida.
SOBRE O AUTOR: O escritor e jornalista Jotabê Medeiros nasceu em Sumé, na Paraíba, em 1962, e chegou ao Paraná com outros 11 irmãos em um caminhão de pau de arara em 1965. Formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, trabalhou na Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo (para o qual foi correspondente em Nova York em 2005), VEJA SP e é atualmente um dos editores de Cultura de Carta Capital. Como autor, participou das coletâneas Noite Passada Um Disco Salvou Minha Vida (Geração, 2005) e Um Sábado no Paraíso do Swing e Outras Reportagens sobre Sexo (Panda Books, 2011) e é autor de O Bisbilhoteiro das Galáxias (Lazuli Editora, 2015), finalista do Prêmio Jabuti de Literatura. Em 2017, publicou Belchior - Apenas um rapaz latino-americano (Todavia Livros), contando a história de certo bigodudo de Sobral, Ceará.
Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.