Em Picuí, CVAMS realiza palestras durante semana nacional de combate ao Aedes - Jornal Diário do Curimataú
Em Picuí, CVAMS realiza palestras durante semana nacional de combate ao Aedes

Em Picuí, CVAMS realiza palestras durante semana nacional de combate ao Aedes

COMPARTILHE
Ascom -

No último domingo (25/11) começou a Semana Nacional de Combate ao Aedes nos estados e municípios, indo até o dia 30. Neste período, a população de todo o país está convocada para unir esforços no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. A Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC) do Ministério da Saúde orientou estados e municípios a realizarem atividades para instruir as comunidades sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito. Entre as atividades planejadas para a semana estão visitas domiciliares, distribuição de materiais informativos e educativos, murais, rodas de conversa com a comunidade, oficinas, teatros e gincanas. 



Em Picuí, o coordenador da CVAMS (Coordenação de Vigilância Ambiental Municipal de Saúde) e equipe, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizaram palestras com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Programa Vida Ativa, com vistas ao combate à dengue e os meios de prevenção. A mobilização pretende mostrar que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Neste período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação.   



Dados nacionais apontam redução nas três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, entre janeiro a novembro de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, porém, alguns estados apresentam aumento expressivo de casos de dengue, Zika ou chikungunya. Por isso, é necessário intensificar agora as ações de eliminação do foco do mosquito para evitar surtos e epidemias das três doenças no verão.   

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.