Paraíba tem 18 açudes em situação crítica e 37 em observação mesmo após chuvas - Jornal Diário do Curimataú
Paraíba tem 18 açudes em situação crítica e 37 em observação mesmo após chuvas

Paraíba tem 18 açudes em situação crítica e 37 em observação mesmo após chuvas

COMPARTILHE
G1 -

Um levantamento feito com base nos últimos volumes registrados em mananciais da Paraíba mostra que o estado ainda está com 18 açudes em situação crítica e outros 37 em observação, mesmo após a passagem do período de chuvas. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), responsável pelo monitoramento dos açudes.

Segundo a Aesa, os 18 açudes que estão em situação crítica são aqueles que estão com menos de 5% da capacidade total. Dependendo do tamanho do açude, esse percentual pode indicar que a água já não está própria para o consumo. Já os 37 açudes que estão em observação são aqueles que estão com menos de 20% do volume total.
A Paraíba tem 127 açudes monitorados pela Aesa. Entre estes, apenas cinco estão sangrando, ou seja, com mais de 100% da capacidade. São os açudes Araçagy, em Mamanguape; Gramame; Olho D'água, em Maru; Pitombeira, em Alagoa Grande; e o São Salvador, em Sapé.
De acordo com a Aesa, os períodos chuvosos da Paraíba ocorrem geralmente no primeiro semestre, dependendo da região. “Na região do Sertão e do Cariri, o período de chuvas já passou. Então a ocorrência de chuvas fora desse período depende de outras variações”, explica a meteorologista Marle Bandeira.

Veja a lista de açudes com menos de 5% do volume
Boqueirão do Cais
Camará
Caraibeiras
Covão
Curimataú
Emídio
Felismina Queiroz
Jandaia
Manguape
Milhã (Evaldo Gonçalves)
Ouro Velho
Poções
Riacho das Moças
Riacho de Santo Antônio
Sabonete
Serrote
São Francisco II
Várzea Grande

Veja a lista de açudes com menos de 20% do volume
Algodão
Arrojado
Bastiana
Bom Jesus II
Cacimba de Várzea
Camalaú
Campos
Capivara
Capoeira
Carneiro
Chupadouro I
Cordeiro
Coremas
Emas
Frutuoso II
Gurjão
Jenipapeiro (Buiú)
Massaranduba
Mãe dÁgua
Olivedos
Paraíso (Luiz Oliveira)
Pocinhos
Poleiros
Prata II
Riacho dos Cavalos
Serra Branca II
Soledade
Sumé
São Domingos
São Mamede
Timbaúba
Vaca Brava
Várzea
Açude de Coremas está com menos de 20% da capacidade total, segundo monitoramento da Aesa (Foto: Iracema Batista/Arquivo Pessoal)
Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.