Chuva atinge caverna na Tailândia onde equipes lutam por resgate de crianças - Jornal Diário do Curimataú
Chuva atinge caverna na Tailândia onde equipes lutam por resgate de crianças

Chuva atinge caverna na Tailândia onde equipes lutam por resgate de crianças

COMPARTILHE
Notícias ao Minuto -


Não podemos continuar à espera de ter condições porque as circunstâncias estão nos pressionando", disse o comandante dos fuzileiros tailandeses Arpakorn Yookongkaew numa conferência de imprensa nesta sexta-feira (6). 
"Pensávamos que os rapazes ficariam seguros dentro da caverna por algum tempo, mas as circunstâncias mudaram. Temos um tempo limitado", acrescentou.
A operação de resgate na gruta de Tham Luang Nang Non, no norte da Tailândia, sofreu a primeira baixa quando um antigo fuzileiro tailandês desmaiou debaixo da água sem que fosse possível reanimá-lo.
Os níveis de oxigênio dentro da caverna estão diminuindo. Trabalhadores estão tentando levar mais oxigênio para as câmaras, além dos cilindro usados pelos mergulhadores, segundo o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn.
Um comandante do Exército, o major-general Chalongchai Chaiyakam, disse que a missão mais urgente é a instalação de uma linha de oxigênio, ligada a uma linha telefônica, que sirva de canal de comunicação com as crianças presas no complexo.
Os rapazes, com idades entre 11 e 16 anos, e o treinador, de 25 anos, foram explorar a caverna depois de um jogo de futebol, no dia 23 de junho, quando uma forte chuva inundou a região e bloqueou a saída.
As autoridades têm bombeado a água da caverna. O objetivo é concluir a operação antes que as tempestades previstas para os próximos dias aumentem os níveis de água novamente.
Neste momento, porém, o mergulho é o único método possível de fuga, apesar dos especialistas avisarem que é extremamente perigoso, mesmo para mergulhadores experientes.
O governador adiantou que os 13 jovens poderão não ser retirados ao mesmo tempo, dependendo da sua condição física. Alguns deles estão fracos.

Atualizado: Sábado, 7 jul 2018, 21h05
Uma forte chuva atingiu o norte da Tailândia neste sábado (7), piorando as condições na caverna onde as equipes de resgate travam uma "guerra contra água e tempo" para salvar 12 garotos presos e seu técnico de futebol, com um resgate possível dentro de dias.
A chuva poderia potencialmente atrasar o progresso feito na última semana para drenar o complexo de cavernas de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no norte do país.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.