Assessoria -

“Serão cerca de 120 profissionais envolvidos e a meta é atender cerca de duas mil pessoas, entre crianças com cardiopatia; mulheres com gravidez de alto risco e crianças com microcefalia. Será feita uma média de 16 mil atendimentos nos 13 dias de atividades”, anunciou a secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras.
Cada pessoa atendida passa por uma série de consultas e exames. Serão consultas cardiológica; de enfermagem e pediátrica obstétrica; atendimentos em fisioterapia; psicologia; nutrição; fonoaudiologia e saúde bucal, além dos exames de US obstétrica; de laboratório; eletrocardiograma e ecocardiograma. E ainda há a parte lúdica. Uma equipe da arte-educação recepciona todas as pessoas que chegam pra receber atendimento na Caravana junto aos seus familiares.
A Caravana existe desde 2011 e, até agora, já foram atendidos 6.741 pacientes, sendo três mil crianças identificadas com cardiopatias; 330 profissionais envolvidos. Além dos atendimentos, a Caravana promove várias capacitações para os profissionais de saúde locais. Até o momento, foram 2.418 qualificações.
As capacitações serão destinadas para as equipes de atenção básica, hospitalares e Samu, gestores municipais, Gerentes Regionais de Saúde, gestores dos hospitais e professores das Redes municipal e estadual.
Entre os cursos, estão “Apresentação RCP, discussão do protocolo de pré-natal”; “ Pré-natal de alto risco (Hemorragia, prevenção de eclampsia e pré-eclampsia – sulfatação, infecção, etc)”; “Capacitação em Neonatologia (surfactante, estabilização do neonato de risco, CPAP artesanal, etc)”; “transporte da gestante e neonato de risco (SAMU)”; “Primeiros socorros e identificação de cardiopatas no ambiente escolar”.
Percurso da VI Caravana do Coração/julho de 2018
Dia 2 – Monteiro
Dia 3 – Princesa Isabel
Dia 4 – Itaporanga
Dia 5 – Cajazeiras
Dia 6 – Sousa
Dia 7 – Catolé do Rocha
Dia 8 – Pombal
Dia 9 – Patos
Dia 10 – Picuí
Dia 11 – Esperança
Dia 12 – Guarabira
Dia 13 – Itabaiana
Dia 14 – Mamanguape
Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga
nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja
nossos vídeos no Youtube.
Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do
Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.