MSN -

Riscos são desconhecidos
"Acredito que venham dos processos de engarrafamento, e creio que a maior parte procede da própria garrafa, de sua tampa e do processo industrial. Mas a água em garrafas de vidro também continha microplásticos", disse Mason. Ainda não se sabe quais são os riscos que essas partículas representam para a saúde humana. “Sabemos que podem estar associadas a alguns tipos de câncer, diminuição da quantidade de espermatozoides ou com o desenvolvimento de algumas doenças, como o autismo ou o déficit de atenção”, explicou a pesquisadora.
Segundo ela, essas doenças têm uma relação com a presença de produtos químicos sintéticos no meio-ambiente. “Sabemos também que o plástico tem elementos que ajudam essas substâncias a penetrarem o organismo”, esclarece. “De uma maneira global, a água da torneira é mais segura do que mineral”, afirma.
Jacqueline Savitz, diretora para a América da Oceana, ONG que luta contra a contaminação dos mares, destacou que o estudo é mais uma razão para se limitar a produção de garrafas de plástico.
Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.