Corpo de Bombeiros realiza mais 21 mil atendimentos durante o carnaval na Paraíba - Jornal Diário do Curimataú
Corpo de Bombeiros realiza mais 21 mil atendimentos durante o carnaval na Paraíba

Corpo de Bombeiros realiza mais 21 mil atendimentos durante o carnaval na Paraíba

COMPARTILHE

Secom-PB - 


O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) registrou 21.089 intervenções no período de carnaval, a partir do sábado (10) até as 7h da quarta-feira de cinzas (14). Deste total, 111 foram atendimentos pré-hospitalares, 33 socorros em acidentes automobilísticos, 34 combates a incêndios, 50 buscas e salvamentos, 23 outras ocorrências não classificadas.

Com relação aos atendimentos preventivos – que se referem à distribuição de pulseiras de identificação e folders, informações e advertências ao público, fiscalizações, pontos bases – foi registrado um aumento em 60%, com 15.160 ações desenvolvidas nesta edição da operação, contra 9.439 realizadas no ano passado. Os números são justificados pela intensificação na entrega de material informativo por meio das blitzen preventivas que foram realizadas em alguns pontos estratégicos, a exemplo da saída para o município do Conde, Catolé do Rocha, Patos, Guarabira, entre outros.

No trabalho aquático, tanto em açudes quanto no litoral do Estado, os bombeiros atenderam a 381 casos de acidentes com animais marinhos (a exemplo de caravelas e águas-vivas), realizaram a guarda de 28 crianças que se perderam dos pais, 56 resgates aquáticos (salvando vidas que estavam em situação de iminente afogamento) e seis buscas a cadáveres. A operação contabilizou ainda cinco casos de afogamentos sem óbito e dois com óbito, sendo um em Barra de Gramame e outro em Barra de Camaratuba.

“O empenho dos militares nas ações desenvolvidas contribuiu para que o planejado fosse cumprido com louvor, tanto as ações preventivas quanto pontuais.”, avaliou o comandante geral da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, que acompanhou de perto os trabalhos dos guarda-vidas no litoral sul.

O subcomandante geral do CBMPB, coronel Dênis da Silva Nery, acrescentou que “o diferencial este ano foi o entrosamento entre os comandos regionais, repassando informações e o andamento das ocorrências durante todos os dias de Carnaval”.

A Operação Carnaval 2018 empregou diariamente cerca de 230 militares extras e ativou 41 postos de guarda-vidas ao longo do litoral paraibano, fez também um trabalho preventivo específico em diversos eventos religiosos que aconteceram em Campina Grande, além de realizar blitzen da Capital ao Sertão.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.