Modelo de helicóptero que caiu em Recife é recordista de acidentes - Jornal Diário do Curimataú
Modelo de helicóptero que caiu em Recife é recordista de acidentes

Modelo de helicóptero que caiu em Recife é recordista de acidentes

COMPARTILHE
r7 -
O Robinson R44, modelo de helicóptero alugado pela TV Globo e que caiu em Recife na manhã da última terça-feira (23), é o que tem maior índice de acidentes no Brasil nos últimos 10 anos.
Segundo dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), o modelo registrou 56 ocorrências do total de 207 acidentes com helicópteros ocorridos no período. 
Helicóptero Robinson R44 similar ao que caiu em RecifeDivulgação/Robinson Helicopters
Destes 56 acidentes registrados pelo modelo no Brasil, o principal fator que colaborou para a queda está relacionado ao planejamento de voo, como falhas no plano de voo e condições climáticas; ou julgamento de pilotagem e indisciplina em voo, diretamente relacionados com as ações do piloto no comando do helicóptero.
Segundo a piloto de helicóptero e instrutora Aline Chelfo, por ser uma aeronave de baixo custo de manutenção e de voo, ela é uma das mais utilizadas no Brasil, principalmente por pilotos menos experientes, o que justificaria o número de ocorrências.
"Qualquer helicóptero pode ser o mais seguro do mundo, mas isso vai depender também do piloto, de sua experiência e sua capacidade de julgamento e senso de responsabilidade", explica.
A instrutora de voo destaca ainda que apesar do alto índice de ocorrências com a aeronave, o Robinson R44 é um helicóptero considerado seguro.
Acidente em Recife (PE)
Na manhã desta terça-feira (23), uma aeronave do mesmo modelo, acabou caindo na Praia da Pina, em Recife, Pernambuco, após fazer imagens da capital para o jornal Bom Dia Pernambuco, da TV Globo. Três pessoas estavam a bordo na aeronave e pelo menos duas pessoas morreram. Uma vítima foi encaminhada ao hospital em estado gravíssimo.
A aeronave pertence à empresa Helisae Helicópteros do Nordeste, que presta serviços para a emissora há mais de 10 anos. Segundo informou a emissora carioca, a aeronave passou por inspeções e por revisão na última semana.


 Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.