Departamento de Cultura de Picuí faz apresentação das ações desenvolvidas em 2017 - Jornal Diário do Curimataú
Departamento de Cultura de Picuí faz apresentação das ações desenvolvidas em 2017

Departamento de Cultura de Picuí faz apresentação das ações desenvolvidas em 2017

COMPARTILHE
Redação -

O diretor do Departamento Municipal de Cultura de Picuí, Ismael Moisés, divulgou em seu perfil no Facebook as ações desenvolvidas durante o ano de 2017.

JANEIRO
I ENCONTRO CULTURAL DE PICUÍ
Em primeiro momento, o departamento de cultura, promoveu o I Encontro Cultural do Município, com o objetivo de ouvir os produtores de cultura em suas mais variadas áreas culturais, no intuito de elaborarmos conjuntamente o Plano de ação da cultura para o vigente ano de 2017.
O encontro teve inicio às 08h20min, estiveram presentes 38 participantes de vários segmentos cultural e artístico do município. Foram divididos grupos para se discutir e levantar propostas para cada segmento. Em soma os grupos destaca a necessidade do reconhecimento, valorização e incentivo à cultura do município de Picuí.

Participaram os grupos culturais 
• PROJETO FLORESCE MULHER 
• GRUPO DE CAPOEIRA CORDÃO DE OURO
• GRUPO DE DANÇA OBS CREW
• GRUPO DE DANÇA FOLCLÓRICO FILHOS DE PICUÍ

 PRODUÇÃO BATEIA DE CINEMA
• UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA – UJS
• MÚSICOS INSTRUMENTISTAS E BANDAS LOCAIS 

Entidades e Instituições 
• INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB CAMPUS PICUÍ
• ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE EDUCAÇÃO E CULTURA – ABEC 
• ASSOCIAÇÃO DOS MOTOCICLISTAS DE PICUÍ – AMO
• MEMORIAL FELIPE TIAGO GOMES
• REPRESENTANDO O PODER LEGISLATIVO O VEREADOR RANIERI FERREIRA

FEVEREIRO
CARNAVAL 

Após anos com o carnaval esquecido, o departamento em ação conjunta com a prefeitura municipal, propõe o resgate da tradição da cultura carnavalesca, juntamente com os foliões picuienses, foi escolhido o tema FREVIFICANDO PICUÍ 2017. Estamos inovando este ano, sobretudo, realizando uma festa para as famílias. O horário foi pensado para que possa contemplar aos jovens, mas também aos idosos e crianças. Nossa intenção é resgatar a tradição dos carnavais de rua.
As festividades foram marcadas pelo o resgate das marchinhas de carnaval, nas ruas a população brincou animada ao som da Orquestra Frevando Picuí, Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo o cantor e compositor Nonô e Penha abrilhantando com seu repertorio. Foi 6 (seis) dias de muita alegria, no dia 23 de fevereiro às 07h00 deu início as festividades com o bloco da alegria, uma homenagem e carinho aos participantes do centro especial CAPS PICUÍ, desfilando pelas ruas do centro da cidade. No dia 24 às 16h30min a festa foi marcada com a presença dos alunos das escolas pública do município, às 19h00 a concentração dos blocos foi enfrente a sede da banda Filarmônica passando por vários pontos turísticos da cidade. Dia 25 as 19h00 a concentração dos blocos foi no Bairro Pedro Salustino. Dia 26 no Bairro Limeira, no dia 27 no Bairro Monte Santo, e encerrando a programação das festividades carnavalesca do dia 28 de fevereiro a concentração foi no Bairro São José com um grande numero de participantes desfilando pelas as ruas da cidade ate o mercado público de Picuí. A presença do Prefeito Olivanio Remígio Remígio durante toda programação foi marcada na historia do resgate dos grandes carnavais de Rua de Picuí. 

MARÇO
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Na emancipação política, o departamento de cultura realizou vários eventos, dentre eles: 
Cinema na praça
Circo e Teatro na praça
Dança contemporânea
Ginástica acrobática
Biblioteca comunitária
Tenda cultural
Feira de artesanato,
Poesia na praça,
Programação cultural no I RADICAL FEST
I FESTIVAL DE ARGOLINHA (Realizado em parceria com o Departamento de esporte).

MAIO

Neste mês, popularmente conhecido como o mês das mães, o departamento de cultura em parcerias com a igreja e o projeto Trilhas na Caatinga, realizou o dia festivo em comemoração ao dia delas, das mães, em praça pública, em frente ao sobrado, na praça João pessoa, centro de Picuí.

JUNHO
CIRCUITO JUNINO 
Ao longo dos últimos anos, o campo da cultura no município de Picuí angariava poucos incentivadores, neste ano, com o slogan de campanha, GOVERNO DA PARTICIPAÇÃO, a então prefeitura municipal de Picuí em nome do Excelentíssimo Prefeito Olivânio Remígio, incumbiu a mim a árdua missão de resgatar a cultura do município, incentivando, apoiando, promovendo, e valorizando as produções da nossa cidade.
O departamento de cultura, vinculado à secretaria de educação, promovemos eventos, reuniões enfocando nos debates e discussões, buscando entender e propor soluções, métodos e encaminhamentos para que, em menos tempos possamos ter opções de produções culturais que sejam ofertadas aos munícipes.
As etapas aconteceram no mês de Junho de 2017 nos dias: 

 03 - Bairros São José
• 09 – Bairro Pedro Salustino 
• 10 – Bairro Monte Santo
• 16 – Bairro Cenecista 
• 17 – Distrito Serra dos Brandões 
• 25 – Distrito de Santa Luzia
• 30 – Bairros Limeira 

• AGRADECIMENTOS 
Em primeiro lugar, a Deus, pôr nos concede êxito na realização do Circuito Junino sem nem um incidente; depois ao apoio da administração pública que através da secretaria de educação, cultura e desporto, secretaria de infraestrutura na pessoa de Alexandre Dantas que deu total apoio, o departamento de esporte na pessoa de Halid Mahomeded, os vereadores, Fernando CrossJean Barros e Ranieri Ferreira, a primeira dama Adriana Lucena que sempre esteve presente na organização, ao gabinete do prefeito Olivanio RemígioLucas Marques e demais repartições que contribuiu para a realização do Circuito Junino 2017.

JULHO

No mês de julho, as atividades festivas ficaram por conta das APRESENTAÇÕES DE QUADRILHAS JUNINAS DE PICUÍ E REGIÃO, na ocasião, várias quadrilhas juninas de Picuí e cidades circunvizinhas se apresentaram no ginásio poliesportivo Felipe Tiago Gomes, abrilhantando o período mais festivo do Nordeste, o São João. O evento foi realizado em parceria com a quadrilha junina filhos de picuí.

Em meados do mês, o rock in roll tomou conta da cidade com o IV PICUÍ MOTO FEST, evento que durante três dias, um final de semana de muita música festa, comida, turismo e muita adrenalina que tomou conta da cidade; o evento ocorre anualmente que integrou o calendário anual da associação paraibana dos motociclistas. O evento na cidade, aconteceu com massiva participação da população, sendo organizado pela AMO – ASSOCIAÇÃO DOS MOTOCICLISTAS DE PICUÍ, em parceria com a administração pública. 

AGOSTO
PROJETO SEMANA DA JUVENTUDE NETO BORGES
A semana da juventude ocorreu na semana do dia 12 de agosto, dia em que se comemora o dia internacional da juventude, um dia após o dia nacional do estudante, comemorado aqui no Brasil. 
A SEMANA MUNICIPAL DA JUVENTUDE NETO BORGES (parágrafo único do art. 1º do PL 002/2017), Visa integrar e potencializar as ações educativas, esportivas, culturais, sociais, ambientais e econômicas desenvolvidas no município e que são relacionadas ao público jovem (Art. 2º do PL 002/2017). 
Seguindo o calendário da semana, as atividades se iniciaram no dia 05 de agosto (Sábado) com a realização da 1ª ETAPA DO CIRCUITO PARAIBANO DE SKATE, que pela primeira vez foi realizado na cidade de Picuí/PB, e se encerrou no dia 12 de agosto (Sábado). Durante este período, foram realizados simpósios, palestras, debates, seminários e conferências sobre temas relacionados às políticas públicas para a juventude (alínea I do Art. 3º do PL 002/2017), nas escolas.
Durante todo o período de ocorrência da semana da juventude Neto Borges, vários jovens e adultos se empenharam arduamente para a execução de um projeto que visava a interação e integração social de jovens e crianças, através de uma iniciativa, a princípio, buscada por jovens de nossa cidade, em especial ao jovem Neto Borges, sendo este o homenageado com o seu nome posto na Semana municipal da juventude.

REALIZAÇÃO 

Durante os 07 (sete) dias de atividades, tendo inicio no domingo e finalizada no sábado, a semana da juventude tomou proporções superiores às esperadas pela organização, tendo uma participação massiva dos estudantes e comunidade em geral.
A semana tornou-se um espaço de debates e discussões envolvendo políticas públicas para juventude, contamos com um amplo debate envolvendo varias temáticas dentro das escolas, nas praças, nos grupos de debates, nas atividades e oficinas em geral.
Dentre os temas podemos destacar: Racismo, Bulling, Respeito a Diversidade raça/cor, etnia, orientação sexual, Gravidez na adolescência e DST’s, Direitos humanos, Prevenção ao uso de drogas, Conflitos sociais, Problemas socioeconômicos, Violência, Movimento estudantil, Feminismo, LGBTFOBIA, Lei Maria da Penha, Transito, Cidadania e democracia, Direitos sociais, ECA, EJA, Empreendedorismo, Lei do Desarmamento, Midiativismo, Grade Curricular, PNDE, FNDE, etc. 
Contamos com a participação de escolas que compartilharam das mesmas ideias e que juntamente com a coordenação pedagógica desenvolveram suas próprias atividades na própria escola. As seguintes instituições de ensino da esfera municipal, estadual e federal deram suas contribuições de acordo com o projeto da semana da juventude, projeto este, elaborado baseado no projeto de lei de nº 002/2017 de autoria do Vereador Jean Barros (PT), foram: Escola Estadual Professor Lordão; Emef Ana Maria GomesEscola Estadual Felipe Tiago Gomes, Ifpb – Campus Picuí; Pedreiras – Tertuliano Pereira De Araujo; Vila De Santa Luzia; Severino Ramos, Felipe Tiago Gomes – Limeira.
Participaram também, as instituições, entidades, organizações e ONGs.

1- CAPS – Centro de Atenção Psicossocial 
2- CEOP – Centro de Educação e Organização Popular 
3- ABEC – Associação Beneficente de Educação e Cultura
4- CRAS – Centro de Referência de Assistência Social 
5- CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social
6- NEA – Núcleo de Estudos em Agroecologia do IFPB Campus Picuí
7- DCE IFPB Campus Picuí
8- Coletivo “SOMOS A RESISTÊNCIA”
9- UJS – União da Juventude Socialista
10- AESP – Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba 
11- UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas
12- UNE – União Nacional dos Estudantes
13- SINE – SINDICATO DOS MOTORISTAS DE PICUI E REGIÃO

SETEMBRO 
No mês de setembro, as atividades ficaram por conta do desfile cívico, fazendo alusão às comemorações do dia da independência, data comemorada no dia 07. 


NOVEMBRO 
No mês de novembro, a pasta bem como toda a administração, voltou-se ao maior festival gastronômico da Paraíba, o festival da carne de sol de Picuí. Durante o período da festa, a pasta da cultura se fez presente nas atividades da feira de negócios do SEBRAE, na escola Ana Maria Gomes.
Nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro, o departamento de cultura em parceria com a secretária de assistência social realizou o projeto Curta nos bairros, durante a programação dos 16 dias de ativismo pelo o fim da violência contra a mulher, os bairros contemplados foi, Monte Santo, São José, Cenescista e Limeira, com um grande número de participantes da comunidade.

DEZEMBRO

O vereador Fernando Cross tem dedicado todo seu tempo para a realização da grande festa de padroeira do distrito de Santa Luzia que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de dezembro.
Dia 15, o grupo de capoeira cordão de ouro participou da programação da Festa de padroeira do distrito de Santa Luzia, levando a expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música para os moradores do distrito de Santa Luzia. 
Dia 16, a festa de padroeira do distrito de Santa Luzia ficou marcada com a musicalidade das bandas e grupos artístico e cultural do nosso município, Ary Barros, Os cabras de Picuí, Silvio Barros e Valdim dos teclados, o departamento de cultura tem como prioridade, reconhecimento, valorização e incentivo aos artistas e grupos culturais do município.
Dia 17, Grande cavalgada entre amigos, um dos passeios mais tradicionais da cultura nordestina, elas estão enraizadas na cultura sertaneja, tanto que o costume de passear a cavalo passa de geração em geração nas famílias, a cavalgada se transforma em uma mescla de amizade, aventura, devoção, fé, integração com os animais e muita coragem, a música ficou por conta do cantor Ary Barros e Galego do Violão.


PARTICIPAÇÃO
O departamento de cultura participou de vários eventos realizados no município, esteve presente na Meia maratona desafio do sertão, campeonato Picuiense de domino, I aberto Picuí de futevôlei, I Radical fest Picuí (Skate, bicicletas e motos), I aberto Picuí de Xadrez, I Festival Picuiense de argolinha a cavalo, jogos escolares da Paraíba etapa regional 2017, Game off skate 2017, copa rural de futebol, copa Picuí de Judô, cavalgada da Padroeira do distrito de Serra dos Brandões, I etapa do circuito paraibano de skate 2017, TER – tribunal regional eleitoral na função de cadastramento biométrico, secretaria de agricultura no cadastro do programa do governo federal (Garantia-Safra), nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro, o departamento de cultura em parceria com a secretária de assistência social realizou o projeto Curta nos bairros, durante a programação dos 16 dias de ativismo pelo o fim da violência contra a mulher. 
O governo da Participação esteve presente em toda ação desenvolvida na cultural do município em 2017, com muita inovação, eficiência e transparência o departamento de cultura do município se despede de 2017 com muita alegria.
Obrigado de coração a todos os parceiros que nos deu apoio voluntariamente em 2017, sua contribuição foi de extrema importância para chegarmos aos resultados positivos.
Que Deus abençoe grandemente a todos.

FELIZ 2018



Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.