TSE divulga calendário eleitoral de 2018; confira datas e prazos - Jornal Diário do Curimataú
TSE divulga calendário eleitoral de 2018; confira datas e prazos

TSE divulga calendário eleitoral de 2018; confira datas e prazos

COMPARTILHE
Correio -

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta quinta-feira (21), calendário eleitoral do pleito de 2018. De acordo com a programação, o 1º turno das eleições acontecerá no dia 7 de outubro. Já o 2º turno, deve ser realizado no dia 28 do mesmo mês. Em 2018 os eleitores vão votar e escolher o presidente da República, governador, deputados federais e estaduais/distritais, além de dois senadores. Quem pretende concorrer aos cargos eletivos no pleito do próximo ano deve se filiar a um partido político até o dia 7 de abril, ou seja, seis meses antes da data das eleições. O mesmo prazo é dado para obtenção junto à Justiça Eleitoral do registro dos estatutos dos partidos políticos que pretendem entrar na disputa.
Retirada e transferência de título
A data de 9 de maio é o último dia para o eleitor que pretende votar requerer o título, alterar seus dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral. Também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral a fim de votarem em 2018.
Pesquisas eleitorais
A partir do dia 1º de janeiro de 2018, os institutos de pesquisas de opinião pública ficam obrigados a registrar junto à Justiça Eleitoral suas pesquisas relativas às eleições ou aos possíveis candidatos.
Convenções partidárias 
As convenções para a escolha dos candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital deverão ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.
Propaganda institucional
O TSE promoverá, a partir de 1º de abril, propaganda institucional no rádio e na TV destinada a incentivar a participação feminina, dos jovens e da comunidade negra na política, bem como esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral.
A íntegra do calendário eleitoral vai estar disponível no portal do TSE logo após sua publicação no Diário de Justiça.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.