sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

TRE-PB estima que 150 mil eleitores paraibanos devam utilizar voto impresso em 2018

ClickPB -

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba estima que 150 mil eleitores devam utilizar o voto impresso na urna eletrônica nas eleições de 2018. A medida criada pela lei 13.165/2015 determina que “No processo de votação eletrônica, a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado”.
O secretário Tecnologia da Informação do TRE-PB, José Cassimiro Júnior, disse que o número corresponde a 5% do total do eleitorado paraibano.  “Considerando que o voto impresso chegará a “5% do eleitorado em nível nacional, por escala vai ter 5% no eleitorado da Paraíba”, informa Cassimiro.
Faltando dez meses para a realização das eleições, no entanto, ainda não foi montada a logística para atender o pleito. Segundo o secretário do TRE-PB, José Cassimiro Júnior, “o TSE está em fase de planejamento” para preparar a estratégia que será usada. Portanto “quais municípios terão [voto impresso] a gente ainda não sabe”.
Segundo o secretário, a possibilidade mais viável percebida até o momento para o voto impresso é que fosse feita em um município fechado. Ele considera que “é mais interessante para a logística”, mas ainda é necessário “ver qual é o percentual da gente”.
Ao todo o estado da Paraíba conta com quase 3 milhões de eleitores aptos a votar em 2018. Deste total, somente o equivalente a 5% deve ter seu voto impresso.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE