sábado, 23 de dezembro de 2017

Tempestade tropical deixa mais de 100 mortos nas Filipinas

O Globo -

O número de mortos pela passagem da tempestade tropical Tembin, que atinge o sul das Filipinas desde sexta-feira, já passa dos 100, segundo a AFP. A agência informa que, até o momento, seriam 133 vítimas fatais. O último levantamento fornecido pela polícia inclui 36 vítimas cujos corpos foram recuperados neste sábado no rio Salog, na ilha de Mindanao. O número de mortos ainda pode aumentar. No início da manhã deste sábado, as estimativas eram de 90.
Autoridades locais informaram que dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas. A polícia, bombeiros, voluntários e soldados estão trabalhando entre os escrombos nos resgates de sobreviventes.

Desde a sexta-feira, Tembin provocou inundações e deslizamentos de terras. Milhares de pessoas foram atingidas pelas inundações, evacuadas de suas moradias e encaminhadas para abrigos. As linhas de comunicação com as áreas afetadas estão cortadas, dificultando os resgates.
A tempestade tropical provocou chuvas intensas e ventos de mais de 80 km/h e rajadas de até 95 km/h. Ela deverá atingir neste sábado à noite a ilha de Palawan, a oeste de Mindanao, segundo o serviço meteorológico filipino. Tembin começou nesta sexta-feira, provocando a declaração de estado de emergência em algumas áreas do país, incluindo Lanao del Norte e Lanao del Sur.
As Filipinas são atingidas anualmente por cerca de 20 tufões e tempestades, mas Mindanao, a grande ilha do sul com cerca de 20 milhões de habitantes, é geralmente poupada.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE