segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental de Picuí iniciam campanha de vacinação antirrábica

Picuí / Janderye Macedo –


A Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Saúde, Vigilância Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde está realizando a campanha anual de vacinação contra a raiva animal em todo município.  De acordo como coordenador da campanha, Roberto Jalles, na fase inicial, a vacinação está acontecendo na zona rural e distritos onde estão adentrando as casas e, com auxilio do proprietário, os animais estão sendo vacinados. 

“A população está muito receptiva, pois quem tem o seu animal de estimação quer ver ele sempre bem saudável e livre de uma doença tão grave como a raiva”, disse a nossa reportagem. 

O dia ‘D’ de vacinação animal na zona urbana será em 21/10, na unidade de Estratégia de Saúde da Família V, localizada no centro da cidade, das 8h às 17h.  De acordo com o Ministério da Saúde a raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. 

Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE