quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Médico transforma frascos de shampoo em criação para salvar bebês com pneumonia

Só Notícia Boa / BBC –


A criatividade que salva. Um médico criou uma engenhoca barata, feita com embalagem de xampu, para salvar bebês com pneumonia. Pelo menos 920 mil crianças morrem anualmente da doença, que faz com que seus pulmões parem de absorver oxigênio.

O médico Mohammod Jobayer Chisti, de Bangladesh, na Ásia Meridional, inventou um equipamento que usa apenas frascos de xampu e tubos de plástico, para ajudar essas crianças a respirar. É um ventilador mecânico de R$ 4, infinitamente mais barato que convencional, que custa cerca de R$ 47 mil. E o melhor: testes feitos em Bagladesh mostram que ele é capaz de reduzir mortes em até 75%.

Como

O equipamento de baixo custo armazena as bolhas que se formam na água e faz aumentar a absorção de oxigênio pelos bebês. Dessa forma ele aumenta as chances de sobrevivência em casos de pneumonia aguda. O aparelho de Jobayer Christi já ajudou mais de 600 crianças. O médico espera que o equipamento salve outras milhares de vidas. A criação foi mostrada na série Innovators, da BBC, produzida com financiamento da Bill and Melinda Gates Foundation.






Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.



COMPARTILHE