quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Novo estudo revela que a redução eficaz do colesterol começa na dieta natural

Só Notícia Boa –


A pesquisa foi publicada na revista Nutrition Reviews. Vegetarianos tem baixo colesterol. A conclusão veio de uma análise de 49 estudos observacionais e ensaios clínicos controlados feitos sobre a alimentação. As dietas vegetarianas, incluindo as dietas veganas, estão associadas a níveis mais baixos de colesterol total – níveis mais baixos tanto de HDL como de LDL – em comparação com as dietas onívoras, que incluem carne e demais produtos de origem animal.

A meta-análise foi realizada por Yoko Yokoyama, Susan Levin e Neal Barnard, do Comitê de Médicos para a Medicina Responsável, uma organização sem fins lucrativos com sede em Washington, EUA. A entidade promove a medicina preventiva, realiza pesquisas clínicas e incentiva padrões mais elevados de ética e eficácia na pesquisa. Os especialistas revisaram 30 estudos observacionais e 19 ensaios clínicos que atenderam aos critérios de inclusão e qualidade.

Os resultados indicam que:

1.Uma dieta vegetariana está associada com um colesterol total 29,2 mg/dL menor em estudos observacionais. Nos ensaios clínicos, a dieta baseada em plantas reduz o colesterol total em 12,5 mg/dL.
2.Nos estudos observacionais, uma dieta vegetariana está associada a uma redução de 22,9 mg/dL no colesterol LDL e a uma redução de 3,6 mg/dL no colesterol HDL, em comparação com os grupos de controle seguindo uma dieta onívora.
3.Nos ensaios clínicos, uma dieta vegetariana diminui o colesterol LDL em 12,2 mg/dL e reduz o colesterol HDL em 3,4 mg/dL, em comparação com os grupos de controle, que seguiram dietas onívoras com baixo teor de gordura, com restrição de calorias ou uma dieta de diabetes convencional.
4.Uma dieta vegetariana não se mostrou associada a alterações estatisticamente significativas nos níveis de triglicérides nem nos estudos observacionais e nem nos ensaios clínicos.

Colesterol

Segundo os pesquisadores, a correlação entre dietas vegetarianas e níveis mais baixos de colesterol se deve à associação dessa forma de alimentação à manutenção de um menor peso corporal, menor ingestão de gordura saturada e aumento da ingestão de alimentos vegetais. 

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.



COMPARTILHE