sábado, 9 de setembro de 2017

Em Picuí, o que há dentro do obelisco?

Giro Curimatau / Udenilson Silva -


Obelisco situado na Praça João Pessoa
Muitos Picuienses, alguma vez na vida já se perguntou o que há dentro do obelisco? Que no dizer da população ficou conhecido como “pirâmide” localizada na Praça João Pessoa no centro de Picuí.
De acordo com a Wikipédia, a enciclopédia livre. O obelisco é um monumento comemorativo, típico do Antigo Egipto, constituído, de um pilar de pedra em forma quadrangular alongada e sutil, que se afunila ligeiramente em direção a sua parte mais alta, normalmente decorado com inscrições hieroglíficas gravadas nos quatro lados, terminado com uma ponta piramidal.
E o Portal Giro Curimataú fez uma pequena viagem no túnel do tempo e buscou algumas informações a cerca do obelisco.

Há 95 anos, exatamente no dia 07 de setembro de 1922, o prefeito da época e então Coronel Joaquim Xavier de Macêdo, reuniu toda a comunidade para a inauguração do Obelisco em homenagem da municipalidade de Picuí aos mártires da independência, monumento esse que fica na Praça João Pessoa e na época tinha o nome de Praça Professor Lordão.
Dentro do Obelisco a informações que existe uma cápsula do tempo no seu interior, que possa estar contidos documentos, moedas e outros objetos daquele tempo.
Após essas pequenas informações, você ficou ainda mais curioso? O que resta é espera para o dia 07 de setembro de 2022 que será aberto a toda comunidade Picuiense e veremos o que há realmente dentro do obelisco.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE