sexta-feira, 7 de julho de 2017

Professor do IFPB Picuí é selecionado para expedição internacional oceanográfica

Ascom -

O professor do curso técnico integrado em Geologia do Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Miguel Evelim Penha Borges (foto), foi selecionado para participar de uma expedição oceanográfica internacional. Ele será o docente de ensino médio representante do Brasil na School of Rock 2017 (SOR), expedição que reunirá professores de todo o mundo entre os dias 9 e 27 de julho, para vivenciar pesquisas científicas com dados obtidos por meio de perfurações no assoalho oceânico.
A bordo do navio de pesquisas oceanográficas JOIDES Resolution (EUA), o grupo fará um percurso saindo das Filipinas (Subic Bay) até a Austrália (Townsville). Durante o deslocamento, o docente do IFPB participará de cursos e workshops com cientistas especializados para compreender como o material da perfuração pode ser trabalhado em modernos laboratórios.
Miguel é graduado em Geologia, mestre em Geodinâmica e Geofísica, na área de concentração em Geologia Ambiental e Marinha, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente, Miguel faz o doutorado no mesmo Departamento na UFRN, na área de Geologia Marinha e Oceanografia Física.
O professor Miguel Borges irá acompanhado da professora e pesquisadora Helenice Vital, doutora em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade de Kiel (Alemanha) e que é sua orientadora no Doutorado da UFRN. As pesquisas de Miguel são na área de estudos ambientais, morfologia do fundo marinho, sedimentação marinha e variações do nível do mar.
Todo o custo da viagem será arcado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), gerenciadora brasileira do Programa Internacional de Perfuração dos Oceanos (IODP), do qual a expedição faz parte.
Confira mais sobre o programa: http://usoceandiscovery.org/school-of-rock/



Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE