sábado, 22 de julho de 2017

Prefeito de Picuí participa de Seminário Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro em Junco do Seridó

ClickPicuí -

O prefeito de Picuí Olivânio Remígio participou neste sábado (22), do VII Seminário Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro realizado na cidade de Junco do Seridó, com o tema Extensionismo Mineral: o caminho das pedras. O evento teve como objetivo debater assuntos relacionados à mineração e incentivar o cooperativismo no setor.
De acordo com o comunicador Lazaro Farias, o Olivânio foi uma verdadeira autoridade no debate sobre a mineração demonstrando uma perícia de quem conviveu com o problema na prática e hoje também na teoria. Assista a entrevista:
O professor picuiense, Antonio de Pádua Sobrinho, pesquisador e técnico em mineração também participou do evento juntamente com alunos da E. E. E. F. M. Padre Jeronimo Lauwen de Santa Luzia do Sabugi, na qual leciona. 

Participaram do evento, mineradores, organizados em cooperativas ou não, garimpeiros e prefeitos da região. De acordo com Marcelo Falcão, diretor de Recursos Minerais e Hidrogeologia, o evento foi importante para incentivar o cooperativismo. “Neste encontro, discutimos quais foram os avanços alcançados pelas cooperativas e também, os desafios no setor de mineração.
Durante o evento, houveram palestras de Assistência Técnica ao Minerador: uma ação do Estado da Paraíba ministrada pelo engenheiro de minas, José Soares de Brito; Mineração Consultoria: desenvolvendo o futuro com Hiago Antunes Oliveira, diretor de projetos da empresa mineração consultoria Júnior da Universidade Federal de Campina Grande; Buscando Novos Caminhos, ministrada por Tiago da Costa, professor e coordenador do curso técnico em mineração do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Picuí.
Após as palestras, aconteceu um debate onde todos os mineradores relataram suas demandas relacionadas ao setor. Paralelamente ao evento, aconteceu uma reunião com prefeitos da região para discutir o setor mineral. O prefeito de Junco do Seridó, Kleber Fernandes, falou da realização do evento na cidade e disse que o debate sobre o tema é muito importante para todos da região. “É com grande satisfação que a cidade de Junco do Seridó recebeu este evento. Nós somos referência no setor e com certeza temos muito a debater sobre o assunto”.
O Dia Nacional do Garimpeiro é comemorado no dia 21 de julho e o seminário foi uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Junco do Seridó e a Cooperjunco (Cooperativa de mineradores que formam as regiões do Cariri e Curimataú do Estado da Paraíba). 

 

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE