domingo, 30 de julho de 2017

PB registra um acidente de trabalho a cada 3h e uma morte a cada 18 dias, diz estudo

Correio -
Sede do Ministério Público do Trabalho em JP
A cada três horas, um acidente de trabalho é registrado na Paraíba, segundo estudo do Observatório Digital de Saúde e Segurança, do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho. Os dados revelam, ainda, que uma morte é registrada no estado a cada 18 dias, decorrente de algum tipo de acidente de trabalho. Foram computadas pelo observatório 110 mortes de 2012 até essa quinta-feira (27), sendo 98 notificadas no período 2012-2016. Comente no fim da matéria.
Levantamento divulgado nessa quinta, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, mostra que, entre 1º de janeiro de 2016 e 25 de julho de 2017, foram instaurados 71 procedimentos relacionados a acidentes de trabalho pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB).
Segundo a procuradora do Trabalho Marcela Asfóra, sobre Meio Ambiente de Trabalho em geral (que inclui a prevenção à segurança do trabalhador) foram instaurados 993 procedimentos entre 2016 e 2017. A procuradora destacou que o Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho registrou 15,7 mil acidentes na Paraíba de 2012 até essa quinta.
No entanto, ela observou que o número de ocorrências pode ser bem maior, pois muitas empresas sonegam informações e não fazem a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para o Ministério do Trabalho. O Observatório pode ser acessado através deste link


Gastos com benefícios por acidentes de trabalho
R$ 22 bilhões são os gastos estimados de 2012 até essa quinta com benefícios por acidentes de trabalho na Paraíba (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente-sequelas).

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE