sexta-feira, 21 de julho de 2017

Biometria será obrigatória nas Eleições de 2018 na Paraíba

Ascom -

Todos os 2.885.742 eleitores da Paraíba deverão estar obrigatoriamente cadastrados pelo sistema de biometria da Justiça Eleitoral.
Para isso, a atual gestão, que sempre priorizou o cidadão, não mediu esforços para facilitar o acesso do eleitor ao cadastramento biométrico, instalando postos nos 102 municípios paraibanos envolvidos no processo.
Dos 1.030.201 eleitores envolvidos na 5ª e última fase do cadastramento biométrico na Paraíba, 485.521 ainda não se cadastraram, cerca de 47,13% do eleitorado.
As eleições do ano que vem, nas quais serão escolhidos o presidente da República, deputados e senadores, terá o sistema de votação liberado a partir do reconhecimento da impressão digital de cada eleitor. Quem não comparecer para o cadastramento terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar.
Todos os eleitores, incluindo os de voto facultativo, como aqueles com idade entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos, são obrigados a cadastrar seus dados biométricos. Quem não fizer isso e tiver o título de eleitor cancelado, além de não poder votar no próximo pleito, em 2018, ficará com pendências com a Justiça Eleitoral que dificultam ações como, por exemplo, a retirada de passaporte, admissão em empresas, recebimento de benefícios do governo, tomar posse em concurso público, dentre outras restrições.
Para fazer o recadastramento e coleta dos dados biométricos é necessário apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência dos últimos três meses e o título de eleitor, se houver.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com,  siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter,  Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE