sexta-feira, 16 de junho de 2017

O garimpo: Marco da história mineral de Picuí

Setor Mineral -

A atividade garimpeira no município de Picuí, Seridó Paraibano,  remonta à II Guerra Mundial.  
Segundo  entrevista do saudoso Nozinho dos Santos (in memoriam) concedida ao Pesquisador e Técnico em Mineração, Antonio de Pádua Sobrinho, neste período da segunda guerra mundial houve um incremento na produção mineral do município de Picuí e região, quando geólogos da United States Geological Survey,  exploraram minerais estratégicos para fabricação de materiais bélicos dentre eles, Tântalo, Nióbio e Tungstênio, que diante da necessidade na obtenção de matéria prima em abundância, contaram com a larga experiência dos garimpeiros destes municípios, recrutando-os e treinando-os no exercício da atividade de pesquisa e exploração.

Seu Nozinho atuou no município de Picuí como Vice-prefeito, vereador, GARIMPEIRO, agricultor, comerciante, articulador político entre outras funções, contribuindo muito com a sociedade local.



Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga  nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE