terça-feira, 9 de maio de 2017

Volume do açude de Boqueirão sobe para 4% com recarga de águas da transposição

G1 -

Mesmo com a recarga, água continua sendo captada através de
sistema de bombas flutuantes
(Foto: Artur Lira / G1/Arquivo)
Passados 20 dias do encontro das águas da transposição do Rio São Francisco com o espelho d'água do açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, o volume do reservatório já subiu para 4% nesta segunda-feira (8). Quando o açude começou a receber as águas, ele estava com apenas 2,9%.
Os dados foram divulgados pela Agência Executiva de Gestão da Águas da Paraíba (Aesa). O açude tem capacidade para armazenar 411.686.287 metros cúbicos e está com 16.653.436 metros cúbicos.
Mesmo com a melhora, a água do açude continua sendo retirada por um sistema de captação flutuante. Para sair do volume morto, o açude precisa ficar com um nível de água acima de 8,2%, o suficiente para cobrir as comportas da captação de fundo no sistema convencional.
De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o fim do racionamento de água em Campina Grande e outras 18 cidades abastecidas por Boqueirão depende da saída do volume morto. As cidades tiveram uma leve redução no racionamento.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE